Yuri dos Santos Ribeiro, apontado como um dos principais assassinos do Terceiro Comando Puro, foi preso nesta quinta-feira (17) em Macaé, no Norte Fluminense. Ele é suspeito de envolvimento direto em quatro homicídios e investigado pela participação em mais de 20 assassinatos ligados a disputas entre facções criminosas no Rio. (Leia mais abaixo)
Segundo a 12ª DP (Copacabana), responsável pela prisão, Yuri atuava junto a outros cinco comparsas na execução de rivais e desafetos da facção. Entre os crimes atribuídos a ele está a morte de dois entregadores de aplicativo, além de um pai e um filho, assassinados sob suspeita de colaborarem com o Comando Vermelho.
"O Yuri, ele tinha esses mandados por quatro homicídios, inclusive, dois deles eram de entregadores que trabalham até no mesmo na mesma empresa, e eles entregavam comida em área do Comando Vermelho. Eles começaram a achar que eles estavam dando algum tipo de informação para a facção rival, acabaram matando os dois, dois trabalhadores", detalha o delegado Ângelo Lages, responsável pelas investigações. (Leia mais abaixo)
Do grupo criminoso, três integrantes seguem foragidos: Higor da Silva, com 36 anotações criminais; Douglas Vieira, com 45 registros e 14 mandados de prisão; e Kaique da Silva Pires, com um mandado de prisão em aberto.
"Eles eram o pessoal de enfrentamento mesmo, nas guerras contra o Comando Vermelho, isso lá na região de São Gonçalo. Depois, eles perderam lá, o Comando Vermelho acabou tomando tudo. Eles saíram da região, três estão presos agora os outros três estão foragidos, ou mortos", completou Lages. (Leia mais abaixo)
O líder da quadrilha, André Luís dos Santos Affonso, foi preso em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, em 2022. Outro integrante, Flávio Igor, está detido desde março de 2021.