Incluir o suco de beterraba na rotina pode reduzir o risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa, de acordo com estudo feito na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A beterraba é rica em nitrato, substância que faz o corpo produzir óxido nítrico. O óxido nítrico funciona como um vasodilatador natural, facilitando a circulação sanguínea e ajudando a controlar a pressão arterial.
No estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition, em junho deste ano, os pesquisadores relatam que o consumo diário do suco da beterraba funcionou para melhorar a função dos vasos sanguíneos em mulheres na menopausa. (Leia mais abaixo)
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres, com risco aumentado após a menopausa.
“Após a menopausa, as mulheres não produzem mais estrogênio, hormônio que ajuda a produzir o óxido nítrico no corpo. Essa perda de produção de óxido nítrico contribui para o aumento substancial do risco de doenças cardíacas em mulheres na pós-menopausa”, explica o principal autor do estudo, Delgado Spicuzza, em comunicado.
O estudo foi feito com 24 mulheres com idades entre 50 e 60 anos. A metade das participantes estava na pós-menopausa precoce (de um a seis anos após o último ciclo menstrual) e a outra metade na pós-menopausa tardia (com mais de seis anos após a última menstruação).
Elas foram divididas em dois grupos para comparar os efeitos do consumo de um suco de beterraba rico em nitrato. A bebida estava suplementado com 400 mg de nitrato para cada 70 mL. Normalmente, 8g de nitrato são encontradas em cada 500 mL de suco de beterraba.
A dilatação da artéria foi medida um dia antes de iniciar a suplementação e aproximadamente 24 horas após a última dose de suco de beterraba para comparação. (Leia mais abaixo)