Subiu para 13 o número de mortos em protestos contra a reeleição do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), sendo 2 menores de idade. A contagem é de na 3ª feira (30.jul.2024), da ONG Foro Penal e do jornal digital argentino Infobae.
O diretor da ONG, Alfredo Romero, informou em entrevista a jornalistas, na tarde de 3ª feira (30.jul), a morte de 11 pessoas. “Há 11 pessoas mortas nestes protestos. Cinco dessas pessoas foram assassinadas em Caracas, duas no Estado de Zulia, duas em Yaracuy, uma em Aragua e outra em Táchira. Estamos preocupados com o uso de armas de fogo nessas manifestações”, disse. (Leia mais abaixo)
Mais tarde, o site Infobae noticiou a confirmação de mais duas mortes: uma em Guarenas e outra em Carabobo.
Até as 15h locais (16h em Brasília) de 3ª feira (30.jul), o Foro Penal contabilizou 177 detenções, sendo a maioria em Caracas, com 38 ocorrências. Entre os mortos, 5 foram na capital.
Os dados referentes aos presos divergem. Um balanço divulgado pelo Ministério Público da Venezuela na mesma data apontou a prisão de, pelo menos, 749 manifestantes.
Segundo a coordenadora da ONG Laboratório da Paz, Lexys Rendón, foram registrados 210 “protestos espontâneos” em “todo o país”. Os atos foram contidos com “ações repressivas por parte do Estado venezuelano”, afirmou Rendón.
Fonte: Poder360 (Leia mais abaixo)