SJB abre matrículas para a EJA na próxima segunda

Município oferece a modalidade em unidades escolares de todos os distritos; estudantes já matriculados devem ficar atentos ao prazo de renovação, que termina nesta sexta




02/07/2024, 08h57, Foto: Divulgação.


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra oportuniza uma nova chance para aqueles que não concluíram o ensino básico na idade regular ou que não deram continuidade aos estudos. A matrícula na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 2º semestre de 2024 começa no dia 8 de julho. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos — caso seja menor de idade, estar acompanhado de um responsável no ato da matrícula. São ofertadas vagas da I à V fase (1º ao 5º ano) e VI à IX (6º ao 9º ano). Os alunos que já estão matriculados na modalidade devem ficar atentos à renovação, que ocorre nesta semana, até sexta-feira, 5. (Leia mais abaixo)


Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: declaração e/ou histórico escolar original; cópia da certidão de nascimento ou casamento original; cópia do CPF e RG do aluno e responsável, se for o caso; cópia do termo de guarda, tutela, curatela ou procuração, se for o caso; cópia do certificado de reservista (maior de 18 anos); cópia do comprovante de residência nominal (água, energia elétrica, contrato de compra e venda); laudo médico atualizado, caso se trate de estudante que necessite de Atendimento Educacional Especializado; cartão nacional do SUS; uma foto 3X4. Menores de 18 anos devem apresentar cópias do cartão de vacinação e do cartão do benefício social. (Leia mais abaixo)


O município oferece a EJA em todos os distritos: E.M. Domingos Fernandes da Costa, Sede (1º e 2º segmentos); E. M. Amália Soares de Almeida, Atafona (1º segmento); E.M. João Flávio Batista, Cajueiro (1º e 2º segmentos); E.M. Maria Viana de Abreu, Vila Abreu (1º segmento); CMEA I, Mato Escuro (1º e 2º segmentos); E.M. Guilhermina Inácio Mendonça, Bajuru (1º segmento); E.M.Chrisanto Henrique de Souza, Açu (1º e 2º segmentos); E. M. Dionélia Gonçalves dos Santos, Atafona (2º segmento); E. M. Amaro de Souza Paes, Grussaí (2º segmento), E.M. Elysio de Magalhães, Barcelos (2º segmento). (Leia mais abaixo)


A secretária de Educação de São João da Barra, Angélica Rodrigues, explica que a rede municipal não mede esforços para promover a alfabetização, em todas as idades, cumprindo o artigo 37 da LDBEN (Lei nº 9.394/96). “Temos um trabalho de excelência com os alunos da EJA, de troca de vivências, de aprendizado. A sala de aula é um espaço plural, e queremos dar cada vez mais voz a essas pessoas, por meio da educação”, pontuou. (Leia mais abaixo)


Renovação — Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ficar atentos ao período de renovação de matrículas em São João da Barra, que inicia dia 1º de julho e segue até o dia 5, no horário de atendimento das unidades escolares. Não é necessária a apresentação de documentos, exceto se o aluno tiver alguma pendência.