As taxas de mortalidade do Covid em Campos preocupam o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Semec), José Roberto Crespo, que fez um apelo às autoridades do município e à população para que mantenham cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Ele defende a estratégia da testagem em massa para identificar, isolar e colocar em quarentena o máximo de infectados e, assim, evitar que eles transmitam o vírus. Para José Roberto Crespo, Macaé é o grande exemplo na região e supera Campos.
José Roberto Crespo declarou que Campos atravessa algumas dificuldades para uma evolução do combate ao novo coronavírus. “Aqui não temos uma testagem em massa, como em Macaé, o que é outra situação agravante. Com a população sendo testada em massa, vamos ter um maior controle sobre os que têm sintomas ou os assintomáticos. Os testes irão definir se a pessoa está com a Covid ou não”, explicou. (Leia mais abaixo)
“Precisamos estar todos atentos a esta situação de risco, adotarmos um controle mais rigoroso porque, apesar da estrutura montada no Centro de Combate ao Coronavírus, no Hospital da Beneficência Portuguesa, e os hospitais conveniados terem também disponibilizado seus leitos, oferecendo uma boa retaguarda, a situação preocupa porque o índice de letalidade tem sido grande”, analisou Crespo.
“O controle tem que ser rígido. Trata-se de um vírus extremamente agressivo e, quando menos se espera, ele toma conta do organismo e não tem retorno. Dependendo do grau de imunidade, muitas pessoas respondem mal ao tratamento, tendo problemas circulatórios, entre outras complicações”, disse o médico.
SITUAÇÃO DO FERREIRA MACHADO
O presidente do Semec informou também que participou de uma reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Alexandro de Oliveira Alves, quando ficou pactuado que ainda esta semana chegaria uma remessa de medicamentos e insumos que estavam faltando na rede pública, sobretudo do Ferreira Machado.
A reunião ocorreu após denuncias de servidores do HFM dando conta de que falta insumos e medicamentos, o que tem dificultado o tratamento dos pacientes. (Leia mais abaixo)
IGOR PEREIRA CONSEGUE RECURSOS PARA SAÚDE
José Roberto Crespo destacou a importância dos recursos repassados aos hospitais de Campos, através de emendas parlamentares do deputado Hugo Leal, através de interferência do vereador Igor Pereira.
“Numa época de escassez de recursos, esses repasses sempre ajudam porque os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) não são suficientes. São recursos do Orçamento Federal que precisam ser distribuídos para as demandas da população, especialmente na área da Saúde, onde há o problema do subfinanciamento que se arrasta há muito tempo. Os deputados do Estado do Rio têm que se unir como fazem os deputados nordestinos. Lá eles formam a bancada do Nordeste, e aqui nós precisamos fazer o mesmo, independente de siglas”, finalizou