Seduct realiza aula inaugural do MenteInovadora 2025 na Escola Amaro Prata Tavares

A capacitação do programa, desenvolvido em parceria com a Mind Lab, aconteceu nesta quarta-feira (12) em três turnos, reunindo, ao todo, cerca de 150 professores da rede municipal de ensino




13/03/2025, 17h42, Foto: Divulgação .


A aula inaugural do Programa MenteInovadora 2025, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Mind Lab, aconteceu na Escola Municipal Amaro Prata Tavares, no Centro, nesta quarta-feira (12). A capacitação aconteceu em três turnos, reunindo, ao todo, cerca de 150 professores da rede municipal de ensino. (Leia mais abaixo)


De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Ana Marcia Scot, a formação tem como principal objetivo preparar o professor aplicador para compreender a filosofia e a metodologia do programa, bem como para utilizar adequadamente os jogos e ferramentas pedagógicas propostas no programa. (Leia mais abaixo)


Esse processo, segundo ela, não apenas facilita a assimilação dos conteúdos pedagógicos por parte dos alunos, mas também garante que o professor se sinta seguro e confiante ao conduzir as atividades em sala de aula. (Leia mais abaixo)


“Com professores bem preparados, os alunos terão uma experiência enriquecedora, desenvolvendo habilidades essenciais para a vida acadêmica e pessoal, como a resolução de problemas, o trabalho em equipe e a autonomia intelectual. Dessa maneira, a capacitação inicial se configura como um pilar indispensável para o sucesso do programa e para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, afirmou Ana.(Leia mais abaixo)


O diretor adjunto da unidade, Tiago Weitzel, também participou da aula e disse que foi fundamental para sedimentar e aprofundar conhecimentos sobre a metodologia educacional Mind Lab. (Leia mais abaixo)


“Com fundamento teórico embasado nas contribuições de Reuven Feuerstein, tal programa vai além de jogos educacionais de raciocínio, pois envolve habilidades socioemocionais e ética, além de importante aplicabilidade metacognitiva, havendo, portanto, uma atuação significativa do desenvolvimento dos alunos. O programa já mudou e continuará moldando mentes”, destacou.(Leia mais abaixo)


O lançamento do programa MenteInovadora Mind Lab 2025 aconteceu , oficialmente, no dia 26 de fevereiro deste ano, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), com a presença de gestores, pedagogos e Professores de Suporte Pedagógicos (PSPs).(Leia mais abaixo)


O programa começou a ser desenvolvido na Rede Municipal no segundo semestre de 2023. De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Viviane Terra, no ano passado, o Mind Lab esteve presente em 21 unidades escolares, sendo realizadas duas formações e três eventos, que integraram ainda mais a comunidade escolar, fortalecendo a metodologia aplicada.(Leia mais abaixo)


 "Além disso, capacitamos 75 professores e impactamos 8.800 alunos no Ensino Fundamental. O total de famílias que atingimos com o programa foi de 26.400. O Mind Lab é sem dúvida muito importante para a nossa Rede. De acordo com os professores, as ferramentas utilizadas melhoraram em 100% as habilidades socioemocionais dos estudantes", disse Viviane.(Leia mais abaixo)


O Programa – MenteInovadora é um programa estruturado para ensinar os alunos a viverem os desafios da vida, desenvolvendo habilidades socioemocionais. São aulas semanais, com atividades e jogos de raciocínio adequados a cada fase de desenvolvimento, com preparação especial de toda a escola e ajuda da equipe Mind Lab. A metodologia possui três pilares centrais: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e atuação de professores mediadores.