Secretários visitam instalações da extinta RFFSA em processo de cessão à PMCG

Entendimentos estão em andamento com Denit, Ferrovia Centro Atlântica e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União para doação da área de mais de 120 mil m²




03/03/2021 15h03.

“Graças ao bom relacionamento institucional entre Prefeitura e órgãos do governo federal, detentores dos ativos (imóveis, ferrovia e outros) da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, a Prefeitura está avançando nos procedimentos do processo de cessão para o município das instalações (pátio, prédios e galpões) da antiga ferrovia, desativada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Campos”. A declaração é do secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira que, a pedido do prefeito Wladimir Garotinho, conduz o processo de composição dos serviços públicos, com o funcionamento do maior número possível de secretarias no mesmo ambiente. (leia mais abaixo)


O objetivo é cortar gastos e aglutinar a prestação de diversos serviços afins, o mais próximo possível para o bem-estar da população. Neste propósito de reunir diversos órgãos municipais, os gestores estão cumprindo as exigências legais no processo de cessão para o município do conjunto de instalações da extinta RFFSA, numa área de mais de 120 mil m². (leia mais abaixo)


Para dar celeridade ao processo de cessão dos imóveis da ferrovia, sob cautela do Denit, Wainer se reuniu nesta terça-feira (02) com o secretário e o subsecretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Vilela e Sérgio Mansur, respectivamente.


Em companhia de um representante da FCA, Wainer e demais gestores da prefeitura conheceram diversos prédios que estão abandonados e fazem parte do processo em curso para cessão, conforme entendimentos com os órgãos mencionados e que ganhou celeridade após o pleito apresentado pelo Prefeito Wladimir Garotinho ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em janeiro.


“Já estamos na fase final de entendimento com o Denit para utilizarmos outro pavimento do prédio do antigo Departamento de Transportes da RFFSA, onde há cerca de 10 anos funciona a Secretaria de Meio Ambiente. Conforme entendimento com o Denit, que recebeu os ativos devolvidos pela concessionária FCA, já conseguimos autorização para instalar no mesmo prédio a Secretaria de Mobilidade e Meio Ambiente e dois Grupamentos da Guarda Civil Municipal, no caso o GOE (Grupamento de Operações Especiais) e o GOC (Grupamento de Operações com Cães). Também estamos com entendimentos avançados para obter a cessão do pátio e suas instalações visando integrar vários órgãos administrativos e operacionais da Prefeitura, bem como fazer ligações de ruas, de modo a integrar diversos bairros separados pelo pátio ferroviário”, finalizou o subsecretário de Planejamento Urbano, Sérgio Mansur.