Diferentes órgãos e departamentos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes na 16ª edição do Prefeitura em Ação, que aconteceu neste sábado (26), na Escola Municipal Albertina Venâncio, em Travessão. Estiveram presentes os Departamentos de Vigilância Sanitária (Visa/Campos) e de Odontologia, além do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que levaram diferentes serviços ao distrito. (Leia mais abaixo)
No stand da Visa, os fiscais orientaram sobre como a população pode sair da clandestinidade e fazer adesão ao Microempreendedor Individual (MEI) e as formas de regularização junto ao órgão municipal. Além disso, foram mostrados os testes que apontam a qualidade do ovo e, ainda, se o mel é fraudado ou não. A equipe também alertou sobre o leite da roça e quando ele pode ser clandestino e, por isso, perigoso à saúde. Foi realizada ainda demonstração dos selos de inspeção, além de jogos educativos para as crianças.
O Departamento de Odontologia levou para o Prefeitura em Ação o programa Clube do Dentinho Saudável. Profissionais orientaram a população sobre a escovação correta, alimentação saudável e prevenção de doenças bucais. Também foram entregues kits com escova e fio dental. (Leia mais abaixo)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levou diversos serviços. O Núcleo de Informação, Educação e Comunicação (IEC), por exemplo, fez exposição de amostras de diversos animais peçonhentos, como cobra, escorpião, aranha, além de destacar o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, dentre outros. Também foi oferecida vacinação antirrábica para cães e gatos.
DEPOIMENTOS - O motorista de transporte escolar, Laércio Gonçalves, visitou o stand do IEQ. “Eu nasci para ser biólogo, porque eu entendo muito de animais. Estou olhando aqui para tirar dúvidas. Respeito qualquer tipo de animal assim, peçonhento”, disse Laércio. (Leia mais abaixo)
Já os amigos, Calebe Gabriel Rodrigues Almeida, 11 anos, e Paulo Vitor Silva Faria, 12, visitaram o stand da Visa, participando das atividades educativas. “Achei muito legal. Gostei de tudo que eu vi”, afirmou Calebe. Paulo também gostou da experiência. “Aprendi aqui com os jogos que participei”, finalizou.