Secretaria de Agricultura participa de encontro do Cecane sobre o PNAE

Encontro na Unirio apresentou resultados da oficina realizada em Campos e discutiu estratégias para ampliar a presença da agricultura familiar no PNAE


  • 07/11/2025, 12h10, Foto: Ascom.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural de Campos dos Goytacazes esteve presente, na última terça-feira (5), no Encontro do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Cecane-Unirio) em atendimento à demanda do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O evento teve como objetivo apresentar os relatórios de acompanhamento dos municípios participantes da oficina de fortalecimento da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovida pelo Cecane-Unirio. (Leia mais abaixo)

Criado para garantir alimentação saudável aos estudantes da rede pública, o PNAE também desempenha um papel fundamental na valorização da produção local. Por meio do programa, parte dos alimentos servidos na merenda escolar deve ser adquirida diretamente da agricultura familiar, estimulando a geração de renda no campo.

Em Campos dos Goytacazes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduct) e da Secretaria de Agricultura, realiza chamadas públicas que permitem aos produtores rurais vender seus produtos para o fornecimento da merenda escolar. Os agricultores podem participar individualmente ou em grupos formais e informais, desde que atendam aos requisitos dos editais.

“Participar do Encontro Cecane-Unirio é uma oportunidade de aprender, trocar experiências e também mostrar o que já vem dando certo em Campos. Temos feito um trabalho muito próximo dos nossos produtores, junto à Secretaria de Educação, para fortalecer a agricultura familiar e garantir uma merenda mais saudável para os alunos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar. É gratificante ver que esse esforço está gerando resultados reais no campo e nas escolas. Vale destacar que, no último edital, em conformidade com a atual legislação, o município incluiu de forma prioritária os agricultores dos quilombos de Lagoa Feia e ABC do Imbé, o que demonstra nosso comprometimento com as diretrizes do FNDE”, ressaltou.

A oficina do Cecane-Unirio que originou o relatório apresentado foi realizada em agosto de 2025, em Campos dos Goytacazes, reunindo representantes de secretarias municipais da região e da Emater-Rio. Na ocasião, foram discutidos temas como a execução do PNAE nos municípios, as principais dificuldades enfrentadas e as estratégias de fortalecimento da agricultura familiar local.

Mônica Valle, integrante da equipe do Cecane-Unirio, destacou o papel de Campos como exemplo de engajamento e compromisso com as políticas de segurança alimentar e valorização da agricultura familiar. (Leia mais abaixo)

“Essa parceria com o município de Campos é muito importante. É um município pujante, com pessoas envolvidas e comprometidas com o fortalecimento das políticas públicas de excelência, especialmente aquelas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, que representam o futuro do nosso país”, afirmou Mônica.

Ela também ressaltou a participação da representante da Secretaria e o avanço do município nas ações ligadas ao PNAE.

“Campos foi muito bem representada pela Gleiciane. Foi inspirador ouvir sobre os resultados alcançados, principalmente o aumento do consumo de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar. Esse é o papel tanto da universidade quanto daqueles que assumem a responsabilidade de alimentar nossas crianças e jovens, garantindo uma vida mais saudável e uma educação de qualidade para todos”, completou.

O encontro deu continuidade ao trabalho, abordando as perspectivas do PNAE e os avanços da política nos municípios, reforçando a importância da articulação entre governos locais, instituições de ensino e produtores rurais para garantir o abastecimento escolar com alimentos de qualidade e produzidos na região.

  (Leia mais abaixo)

 



fique bem informado