A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Saúde Bucal, promoveu, nesta terça-feira (21), uma capacitação sobre Biossegurança e Esterilização na Odontologia para auxiliares e técnicos de saúde bucal, além de encarregados das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O treinamento aconteceu no auditório da Prefeitura e teve como foco desde a limpeza minuciosa e a desinfecção de superfícies até a esterilização final em autoclave, processo esse que na prática garantirá que cada instrumento esteja livre de microrganismos viáveis.
O diretor do Departamento de Saúde Bucal, Alexandre Buchaul, abriu o evento, que faz parte das comemorações do mês da odontologia e da semana do servidor, visando melhorar o cuidado com os profissionais e, consequentemente, com a população. “A capacitação em biossegurança e esterilização é crucial para a segurança e qualidade do atendimento odontológico aos pacientes. Os ASBs e os encarregados estão recebendo esse conhecimento para aplicar em suas unidades, garantindo, assim, uma melhor assistência em saúde bucal a todos os munícipes”, mencionou Buchaul, citando que no próximo dia 25 é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Cirurgião Dentista.
O treinamento foi ministrado pelo coordenador do setor de Educação da Vigilância Sanitária (Visa/Campos), Felipe Luís Tamy, que discorreu sobre vários temas, como: higienização correta das mãos; uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); radioproteção; descarte correto de resíduos e lixo infectante; esterilização correta; organização da autoclave, entre outros procedimentos.
“O objetivo é atualizar os profissionais sobre as normas, legislações e boas práticas para a execução de uma esterilização eficaz. Uma esterilização inadequada pode acarretar sérios riscos à saúde humana, como infecções cruzadas entre pacientes devido ao uso de materiais não esterilizados corretamente. Por isso, esse tema, que é o foco principal desta capacitação, é de extrema importância”, disse.
A coordenadora da UBSF Jamil Ábido, Juana Glória Machado, aprovou a iniciativa. “Considero fundamental que a temática da biossegurança seja ensinada e transmitida aos auxiliares, bem como à equipe de coordenação. O aprimoramento do conhecimento sobre biossegurança nos permitirá proteger a população de doenças transmissíveis e, consequentemente, promover a melhoria da saúde pública”.
Ao final do treinamento, houve um sorteio de brindes para os profissionais participantes. A capacitação contou, também, com a presença da diretora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.
(Leia mais abaixo)