A equipe do Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada e Hemodialisada (PAPOH), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira (4), uma ação em alusão ao Dia Nacional dos Ostomizados. A data, celebrada em 16 de novembro, visa divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da ostomia e fortalecer o vínculo entre eles, para uma melhor aceitação no processo.(leia mais abaixo)
O evento, intitulado “Por onde for, floresça!”, foi um momento especial para conscientizar e apoiar as pessoas ostomizadas, promovendo a inclusão e mais qualidade de vida. “Novembro é o mês dedicado aos ostomizados. Este evento foi justamente para nos solidarizarmos com os pacientes e seus familiares. Foi uma manhã agradável com música, lanche e muito bate papo”, informou a coordenadora do programa, Edilce Fortunato, citando que o município possui entre 400 a 500 pacientes inseridos no PAPOH.(leia mais abaixo)
ATENDIMENTO - O Programa de Assistência à Pessoa Ostomizada e Hemodialisada é voltado aos pacientes pós-cirurgia com colocação de bolsas de ostomia, principalmente provenientes da oncologia. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, assistente social, nutricionista, psicólogo, cirurgião geral, clínico geral e urologista, visando o atendimento integral dos usuários e a capacitação dos pacientes e familiares para lidarem com adaptação e manuseio das ostomias.