Saúde capacita profissionais para utilização dos equipamentos recém-chegados

Os fisioterapeutas do hospital deram início a uma capacitação para realizar e interpretar o exame ultrassonográfico. Cirurgiões e endoscopistas do HFM também receberam um curso de capacitação


  • 31/10/2022, 18h12, Foto: Ascom.

Os fisioterapeutas do hospital deram início a uma capacitação para realizar e interpretar o exame ultrassonográfico. Recentemente, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu aparelho de ultrassom móvel que foi destinado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Ferreira Machado (HFM). Os endoscopistas do HFM também receberam uma capacitação em endoscopia e colonoscopia.

“A fisioterapia tem entrado em um campo de ultrassonografia para trazer uma melhor qualidade ao serviço. Com o novo aparelho, conseguimos evitar que o paciente saia do leito para fazer uma tomografia, evitamos o transporte e otimizamos o trabalho trazendo o aparelho a beira leito. Não tínhamos a capacitação necessária, então a direção da FMS conseguiu um profissional que deu esse curso para os nossos fisioterapeutas. Esse curso é um diferencial que poucos hospitais possuem”, destacou a Coordenadora do setor de Reabilitação do HFM, Etter Martins. (Leia mais abaixo)

A coordenadora, ainda, comentou que, por conta do número de profissionais, as aulas foram divididas de forma híbrida: on-line e presencial. “As aulas teóricas ocorreram nos dias 25 e 26 de outubro. Tivemos umas 7 horas de aulas teóricas por uma plataforma digital e marcamos para os dias 28 e 29 as aulas práticas a beira do leito. Dividimos a turma em dois turnos para assim conseguir qualificar melhor os nossos profissionais”, explicou.

Capacitação em endoscopia e colonoscopia – Cirurgiões e endoscopistas do HFM também receberam um curso de capacitação. Na última quinta-feira (27), a Prefeitura adquiriu duas torres de vídeoendoscopia com seis tubos de vídeo gastroscopia e seis tubos de vídeo colonoscópio.

Agora capacitada juntamente com mais 10 profissionais, Vânia Salles conta que todos conheceram os novos equipamentos e receberam instruções de cuidados e manuseios. “A capacitação durou mais ou menos 2 horas e foi bem produtiva. Aprendemos sobre o funcionamento, montagem, limpeza, iluminação, fotografia, as funções gerais dos aparelhos. Tudo isso para atender com segurança o paciente e manter o atendimento de excelência”, disse, a Auxiliar de Enfermagem.



fique bem informado