'Sacolé com bala': Polícia apura suposta venda de droga no Carnaval do Rio

A suspeita é que o produto com entorpecente seria vendido em blocos de Carnaval




09/02/2024, 09h27, Foto: Divulgação.


A polícia abriu uma investigação para apurar a suposta venda do "sacolé com bala" ou MD no pré-Carnaval do Rio. A droga traz riscos à saúde, potencializados pela mistura com bebidas e sorvetes.(Leia mais abaixo)


O que aconteceu

A investigação foi aberta para identificar os envolvidos na venda do produto. O caso ficou a cargo da DRE (Delegacia de Repressão aos Entorpecentes) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.(Leia mais abaixo)


A Polícia Militar do Rio disse que "esse tipo de material em redes sociais deve tornar-se objeto para procedimento investigativo". Segundo a PM e a Prefeitura do Rio, não houve registro de ocorrência sobre a comercialização da droga na região.(Leia mais abaixo)


'Sacolé com bala': o que é?

Uma publicação sobre o "sacolé com bala" circulou pelo X, antigo Twitter. A venda ocorreu durante o ensaio de um bloco no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, no domingo (14), segundo uma das pessoas que acompanhou o cortejo.(Leia mais abaixo)


Bala é um nome popular para a droga MDMA. "Eu soube porque eles estavam falando: 'sacolé com bala'. Aí questionei: 'Bala? Que bala?' Pensei: mentira. Deixa eu tirar uma foto. Foi tudo muito rápido. Não comprei, mas um conhecido meu comprou", contou o ator e jornalista Tiago Ribeiro.(Leia mais abaixo)


Um casal anunciava em uma placa sacolés de vodca nos sabores morango e coco, por R$ 30. Ao mesmo tempo, falava: "sacolé com bala".(Leia mais abaixo)


Riscos do consumo

Calor intenso, álcool e drogas são uma combinação perigosa durante o Carnaval, explica Mariana Sgarbi, médica psiquiatra e professora da Faculdade Souza Marques.(Leia mais abaixo)


O MDMA (MD ou ecstasy) é uma droga sintética derivada das anfetaminas, que são estimulantes do sistema nervoso central — elas aumentam a liberação de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por sentimentos de satisfação, bem-estar, prazer e aumento de energia no organismo.(Leia mais abaixo)


"O principal efeito do MDMA é a euforia, que atinge seu pico cerca de uma hora após o consumo da droga. Também são frequentes efeitos como agitação motora, desinibição social, perda de apetite, redução do sono e aumento da libido", explicou a médica psiquiatra Mariana Sgarbi.(Leia mais abaixo)


Consumo associado ao sacolé pode mascarar efeitos da droga em um primeiro momento — o que potencializa os riscos de intoxicação rápida.(Leia mais abaixo)


Outra consequência possível é a baixa concentração de sódio no sangue —um efeito da intoxicação por grandes quantidades de MDMA. Isso pode causar convulsões, confusão mental, edema cerebral e até a morte.


Fonte: Uol