O Estado do Rio de Janeiro registrou, em agosto de 2025, uma queda de 13% nos roubos de rua: foram 4.461 ocorrências no período, contra 5.123 em agosto de 2024 — o menor número dos últimos 21 anos. Os roubos de veículos também apresentaram queda. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), foram 1.810 casos em agosto deste ano, frente a 2.833 no mesmo mês de 2024, o que representa uma redução de 36%. Houve ainda recuo de 22% nos roubos a transeunte — o menor índice para agosto desde 2004 —, de 60% nos roubos em coletivo e de 43,7% nos roubos de carga.
- Os crimes contra o patrimônio impactam diretamente na sensação de segurança da população; então a redução de todos esses tipos de roubo é algo bastante relevante do ponto de vista da segurança pública. Vamos continuar trabalhando e investindo cada vez mais para que essa queda alcance todos os indicadores, destacou o governador Cláudio Castro. (Leia mais abaixo)
A letalidade violenta também teve redução, com 297 ocorrências em agosto de 2025, frente a 305 no mesmo mês do ano anterior, o que corresponde a uma diminuição de 2,6%. As mortes por intervenção de agente do Estado acompanharam a queda, passando de 69 mortes em 2024 para 44 neste ano.
A produtividade das polícias Civil e Militar continua em alta. No acumulado do ano, as forças de segurança realizaram 16.703 apreensões de drogas, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2024 — uma média de 69 por dia, assim como a recuperação de veículos: foram 11.501 em 2025, contra 11.282 de janeiro a agosto de 2024, crescimento de 2%. Entre janeiro e agosto de 2025, ainda foram retiradas das ruas 4.066 armas de fogo, com média de 16 por dia, sendo 518 fuzis, o que corresponde a cerca de duas apreensões diárias. Além disso, no acumulado do ano, os agentes de segurança efetuaram 28.139 prisões em flagrante, uma média de 116 por dia.
A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, ressaltou a importância dos resultados:
Resumo dos indicadores:
Mortes por intervenção de agente do Estado: 44 mortes em agosto de 2025, queda de 25 mortes em comparação ao mesmo mês de 2024. (Leia mais abaixo)
Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (RO) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de agosto. Acesse aqui os dados completos.