Ronda Escolar da GCM visita alunos da Escola Municipal Eunicia Ferreira da Silva, em Guarus

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Guarda da comunidade e ampliar as ações de prevenção e cidadania


  • 30/09/2026, 12h59, Foto: Divulgação .

Campos 24 Horas - Alunos da Escola Municipal Eunicia Ferreira da Silva, localizada no Parque Santa Rosa, em Guarus, receberam, nesta quarta-feira (30), a visita de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que integram o projeto Ronda Escolar para um momento repleto de interações e aprendizados.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Guarda da comunidade e ampliar as ações de prevenção e cidadania. Os alunos participaram de palestras e atividades relacionadas ao trânsito e, ao final da ação, receberam o certificado “Amigo do Trânsito“.

(Leia mais abaixo)

Durante a visita especial, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores do trabalho da corporação, aprendendo um pouco mais sobre a rotina dos agentes e da estrutura utilizada no trabalho de proteção e atendimento à população.

A diretora da escola, Daniele Azeredo, falou da importância do projeto e destacou que a GCM, através da Ronda Escolar, faz o acompanhamento diário na escola. “Essa ação é uma oportunidade dos nossos alunos aprenderem de uma forma mais lúdica, o que já ensinamos na sala de aula. A Ronda Escolar faz diferença para a comunidade escolar, os agentes nos acompanham diariamente, passam na escola e ainda trazem esses ensinamentos para as crianças”, disse.

De acordo com a guarda municipal Maria Jandira da Silva, a iniciativa adapta a linguagem para cada tipo de público, a fim de facilitar a compreensão dos alunos. Ela destacou ainda a atuação da Ronda Escolar, que, além das escolas municipais, atende a unidades de ensino do estado e particulares.

“A gente monta as palestras usando bastante imagens coloridas, que chamem a atenção dos estudantes. Procuramos sempre adequar a linguagem para cada turma que recebe nossas ações. Hoje a Ronda Escolar atua diretamente em 60 unidades escolares, atendendo a educação infantil, o ensino fundamental I e II e o EJA. Atendemos também escolas estaduais e particulares, quando enviam um ofício solicitando nossa atuação com palestras e atividades”, declarou.

 

(Leia mais abaixo)


fique bem informado