O governador em exercício Rodrigo Bacellar (União Brasil) exonerou nesta quinta-feira (3) o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, num movimento que escancara a crise interna na base política do governador Cláudio Castro (PL). O ato foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial e ocorre enquanto Castro está em Lisboa, participando do Fórum Jurídico promovido por Gilmar Mendes, e Bacellar responde interinamente pelo Palácio Guanabara.
A tensão entre Reis, que também preside o MDB-RJ, e a base aliada vinha se arrastando há semanas. Apesar de integrar o primeiro escalão do governo, o ex-prefeito de Duque de Caxias vinha se recusando a apoiar o nome indicado por Castro para a sucessão estadual e, pior, ensaiava aproximações públicas com Eduardo Paes (PSD) — principal nome da oposição ao governador. (Leia mais abaixo)
Bacellar também exonerou Kennedy de Assis, da presidência do Instituto de Pesos e Medidas. O nome era indicação do deputado estadual Dionísio Lins (Progressistas) e que estava com um pé na canoa de Eduardo Paes e outra na de Castro, agora fica em uma canoa só.
(Leia mais abaixo)