
O Rio permanece em estágio de atenção desde a semana passada, e de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a previsão é de chuva forte nas próximas horas. De acordo com o Sistema Alerta Rio, já há registro de chuva em Bangu, Avenida Brasil e Anchieta.
Ainda de acordo com o Alerta Rio, núcleos de chuva estão se formando nas regiões da Baixada Fluminense e do Maciço do Mendanha, e podem provocar chuva moderada a forte nas zonas Oeste e Norte. Já os núcleos de chuva de intensidade moderada a forte que se deslocam das Regiões do Médio Paraíba e Centro-Sul em direção à cidade do Rio começam a perder intensidade.
PROBLEMAS DESDE HÁ SEMANA PASSADA
O moradores de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, estão desde o temporal semana passada, quando o Rio Piraquê transbordou, sem luz e de água. As ruas do bairro continuam com água acumulada e famílias que perderam tudo na enxurrada estão dependendo de doações de comida, roupa, material de limpeza e higiene pessoal.
Na sexta-feira, protestos contra a falta de energia em vários pontos da cidade bloquearam pistas e causaram retenções no trânsito. Ainda nesta segunda-feira alguns locais da cidade apresentam problemas decorrentes da última chuva, como árvores caídas.
No sábado, no entanto, o prefeito Marcelo Crivella disse que a cidade reagiu bem. Ele se reuniu com secretários e assessores para fazer um balanço da reação dos órgãos municipais ao forte temporal. A avaliação foi de que o sistema de drenagem da cidade conseguiu suportar o volume enorme de chuva.