Representantes da Defesa Civil participam de evento sobre os impactos do El Niño

Encontro aconteceu no auditório da UERJ, na capital fluminense


  • 20/08/2026, 16h45, Foto: Divulgação .

Campos 24 Horas - Representantes do Departamento de Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana participaram, nesta quinta-feira (20/08), do evento “Antecipar e Reagir: Impactos do El Niño no Estado do Rio de Janeiro”, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil. O encontro foi realizado no Auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro.

A iniciativa reuniu órgãos municipais de todo o estado, com o objetivo de fortalecer a articulação entre estado e municípios. Foram apresentadas estratégias de prevenção, preparação e atuação diante dos possíveis impactos do fenômeno El Niño no território fluminense, além de alinhar fluxos de informação e compartilhamento de ações. (Leia mais abaixo)

O diretor da Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, tenente bombeiro militar José Ricardo, destacou a importância do alinhamento para reforçar o planejamento local e integrar as ações do município às diretrizes estaduais.

“Eventos como este são essenciais para anteciparmos cenários, reduzirmos riscos e fortalecermos a proteção da nossa população. A integração com o Estado e com os demais municípios nos dá mais ferramentas para agir de forma preventiva”, destacou.



fique bem informado