
Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), e o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves se reuniram na manhã desta quinta-feira (13), com representantes das instituições privadas não governamentais que trabalham com crianças e adolescentes, para tratar do processo de reordenamentos do SCFV. O encontro aconteceu no auditório da sede da Prefeitura de Campos.
Segundo a coordenadora do SCFV, Darcilene Lima, o objetivo é orientar as entidades, apresentando os serviços desenvolvidos pelo SCFV nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
— Atualmente, nós atendemos mais de mil usuários deste serviço, com o público-alvo que são as crianças, adolescentes e idosos. Estamos apresentando para essas instituições como é estruturado o SCFV e informando para essas instituições que desenvolvem esses tipos serviços, que precisam se reordenar, seguindo as orientações da SMDHS. Estamos em parceria com o Conselho e convidamos todas as instituições que estão cadastradas. O próximo passo é traçar um calendário com metas e etapas até que os serviços estejam reordenados — informou Darcilene.
O vice-presidente do Conselho, Renato Gonçalves informou que existe um conjunto de entidades privadas que há alguns anos desenvolve um importante trabalho com crianças e adolescentes e que, após a tipificação dos serviços da assistência, esse trabalho ficou configurado como serviço de convivência.
— No município de Campos, a maioria das crianças e adolescentes é atendida por essas entidades. Esse alinhamento entre o que é tipificado e o serviço que já é realizado, por essas entidades, é importante para dar qualidade aos trabalhos e demonstrar o quanto avançamos na oferta desse serviço para a população, tanto pela rede pública, através dos CRAS, quanto na rede privada que são essas entidades conveniadas — destacou Renato Gonçalves que também é representante da entidade Centro Juvenil São Pedro.
Fonte: Comunicação PMCG