
Tendo como um dos objetivos estimular a educação ambiental, o projeto “Reciclando Hábitos”, encerrou nesta quinta-feira (6), a primeira semana de visitação dos estudantes da rede pública municipal à região da Codin e ao aterro sanitário (CTR Campos) — no subdistrito de Conselheiro Josino — guiada por técnicos da Vital Engenharia. Na Codin, existe o transbordo, a área do antigo lixão, a autoclave, o aterro de inertes, a usina de britagem e a Cooperativa Nova Esperança. Na próxima semana, acontece mais uma etapa de visitas. Os alunos são acompanhados por professores e outros funcionários das escolas e de representantes da Prefeitura e do aterro de Conselheiro.
O projeto, criado no ano passado, é fruto de um conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, através do Centro de Educação Ambiental (CEA), Superintendência de Limpeza Pública e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e realiza um trabalho educacional nas escolas, capacitando os alunos com palestras, oficinas de reciclagem, produzindo lixeiras com materiais de reaproveitamento, e fazendo com que as escolas também desenvolvam projetos individuais.
— Primeiramente realizamos desde abril esse trabalho nas escolas, até chegar a esta etapa da visita técnica, que além de fazer com que os estudantes entendam toda a rota do lixo e os processos por qual ele passa, mostramos a importância da coleta seletiva. É também um momento para as escolas trocarem experiências, apresentando os resultados uns aos outros — disse a assessora de geradores de resíduos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Ana Liz Rocha.
Cerca de 140 alunos de 18 escolas, divididos nesta semana e na próxima, participam da visita. “Mas no ano seguinte, o objetivo é aumentar essa quantidade de escolas”, completou. Em 2017, 14 escolas participaram do projeto. Ainda segundo Ana Liz, os alunos estão envolvidos em uma gincana, chamada "Placar da Reciclagem", que durante todo ano recolhem materiais recicláveis, contabilizando pontos. No final do ano letivo, o Projeto apresenta uma Mostra Ambiental, em que a escola que mais arrecadou é premiada.
Fonte: Comunicação PMCG