Buscar:

Envie textos e fotos: WhatsApp (22) 9 9709-9308

Envie WhatsApp para (22) 9 9709-9308

Rafael Diniz reforça busca pelo desenvolvimento integrado dos municípios

O prefeito participou do Seminário Regional do Portal Fatore. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, e presidente da Codemca, Vinicius Viana, também ministraram palestras durante o evento

05/12/2018 17h04 Foto: Divulgação

Compartilhe

O prefeito Rafael Diniz participou, nesta quarta-feira (5), do Imcon 2018, Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado, Construção Civil e Mercado Imobiliário promovido pelo Portal Fatore, no auditório do Soho Residence, no Centro. Com apoio da prefeitura, o evento reuniu empresários, vereadores e representantes de entidades do segmento econômico. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Viana, fizeram palestra após pronunciamento do prefeito que destacou a importância da integração regional.


— Parabenizamos aos organizadores do evento, pois entendemos ser de grande importância o debate sobre a promoção do “ambiente animador”, não só ao nosso município, mas também às cidades ao redor e ao estado. Antes, se acostumaram com os royalties do petróleo, mas hoje a situação é diferente. Por isso procuramos parcerias com outros municípios, buscando o fortalecimento da região, e também com a iniciativa privada, além de estimular a aproximação com as universidades — destacou Rafael Diniz.

O economista Ricardo Luiz de Araújo, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), falou sobre Planejamentos Públicos Inovadores. “É cada vez mais importante os municípios se planejarem, principalmente em períodos de baixo crescimento. É necessário trabalhar com eficácia, buscando a economicidade e trabalhar com a gestão de riscos. E hoje há muitos meios de obter auxílio para a gestão”, afirmou.

O engenheiro ambiental Cléber Ferreira, da Synergix Consultoria, falou das iniciativas que os municípios podem adotar para aumentar seus recursos a partir de medidas simples. “Temos municípios da região aumentando significativamente a receita com o ICMS Verde, dinheiro destinado a quem adota medidas de proteção ao meio ambiente. Alguns dos exemplos no Norte e Noroeste Fluminense são Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e Porciúncula”, enumerou.

Já Felipe Quintanilha falou sobre a criação do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, integrando secretarias e superintendências ligadas não só à economia, mas também ao fomento à pesquisa, inovação e desburocratização. “Com isso, estamos incentivando uma série de negócios, a formalização e abertura de novas empresas e também a pesquisa com a oferta de bolsas, criando um ambiente propício ao desenvolvimento”, esclarece.

Em seguida, Vinicius Vieira relatou sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), criado para integrar as ações da região em busca de recurso e desenvolvimento de projetos de interesse comum. “Após criarmos o consórcio, estamos no processo de organização das câmaras técnicas nas áreas de Desenvolvimento, Saúde, Cultura e Turismo. As expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.

O seminário teve sequência na parte da tarde com outros painéis sobre créditos para negócios, investimentos e desenvolvimento regional, com palestras de economistas e empresários.

Fonte: Comunicação PMCG

Compartilhe

Leia matéria completa

Anuncie Conosco

(22) 9 9709-9308

E-mail:

VerboTec Desenvolvimento e Tecnologia.