PSE implanta mais de 2,5 mil Cadernetas de Saúde do Adolescente

Somente este ano, mais de 1,8 mil cadernetas do Adolescente foram implantadas


  • 18/12/2019 16h08 Foto: SupCom.

O Programa Saúde na Escola (PSE), das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, através do projeto "Direito sexual e reprodutivo para adolescentes: o tempo desejável para engravidar", implantado em 2018, distribuiu mais de 2.500 Cadernetas de Saúde do Adolescente. O objetivo do projeto, desenvolvido pelas enfermeiras Fernanda Conegundes e Edna Salles Rangel, é levar informações a alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental sobre Planejamento Familiar, a Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids, das Hepatites Virais, além da Implantação da Caderneta do Adolescente.

De acordo com a Coordenadora do PSE, Cátia Mello, somente este ano, mais de 1,8 mil cadernetas do Adolescente foram implantadas, reforçando a parceria do PSE com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente (Paismca) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). (Leia mais abaixo)

A enfermeira Fernanda Conegundes salienta que a Caderneta dispõe de conteúdos que auxiliam no monitoramento do Crescimento e Desenvolvimento e reforça ações educativas, possibilitando trabalhar Prevenção, Promoção e Atenção à saúde integral desse público-alvo.

— A ação da Equipe de Enfermagem do PSE aponta novas reflexões sobre o papel da família na construção de identidade do adolescente e no planejamento e execução de abordagens que contribuam para a prevenção e orientação frente à gravidez na adolescência, contribuindo de forma concreta para a luta contra a gravidez de forma precoce e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis — concluiu a coordenadora do PSE, Cátia Mello.



fique bem informado