Prova de concurso da PM no Estado do Rio será aplicada no dia 7 de abril

Seleção oferece duas mil vagas para soldado e teve 119.541 inscritos


  • 04/01/2024, 09h11, Foto: Divulgação.

O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou que a nova prova objetiva do concurso para soldado da Polícia Militar será aplicada no dia 7 de abril. O processo seletivo — que foi lançado no ano passado e acabou suspenso por denúncias de fraudes e uma contestação na Justiça — foi retomado após a troca da banca organizadora da seleção e um acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF). Os locais de prova, assim como as datas das demais etapas, deverão ser divulgados em breve.

O primeiro problema envolvendo o certame foram as acusações de vazamento de questões e as denúncias de que candidatos fizeram uso de celulares durante o exame. Vinte pessoas também foram presas no dia da prova, dos quais 19 tinham mandados de prisão em aberto e outro foi detido em flagrante por tentar usar dados falsos no processo seletivo. As queixas levaram o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Idabe) — responsável inicialmente pela seleção — a ser substituído pela Fundação Getulio Vargas (FGV). (Leia mais abaixo)

O segundo entrave foi a limitação de 10% que o concurso impunha para o ingresso de mulheres. A questão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), e o Estado do Rio acabou fazendo um acordo para eliminar a restrição de gênero prevista no edital.

Entenda o caso O pacto com o STF foi firmado após a abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra uma lei estadual do Rio que fixava um percentual de inclusão de mulheres. Em outubro de 2023, o ministro do Supremo Cristiano Zanin chegou a suspender o concurso. Na ocasião, ele constatou que a restrição das vagas para mulheres afrontava princípios constitucionais da igualdade de gênero.

Em novembro, quando o acordo com o STF foi firmado, o governador Cláudio Castro (PL) escreveu na rede social X (antigo Twitter): "Uma das cláusulas do edital foi modificada, eliminando o limite de 10% das vagas para mulheres e estabelecendo que a classificação obedeça o critério de notas, independente do sexo do candidato".

Como serão os trâmites após realização de nova prova? O concurso para ingressar no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar oferece duas mil vagas e teve 119.541 inscritos, sendo 88.420 homens e 31.121 mulheres. Após a nova prova objetiva, os candidatos aprovados estarão aptos a participar da segunda fase: a prova escrita discursiva (redação).

Segundo a PM, uma vez aprovado nas duas primeiras etapas, o candidato participará de outras sete fases, todas de caráter eliminatório: preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do exame social e verificação dos requisitos para inscrição no concurso; exame antropométrico — medida das dimensões físicas de uma pessoa, considerando peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC) —; teste de aptidão física; exame psicológico; exames médicos; exame social e toxicológico; e avaliação documental. (Leia mais abaixo)

Os aprovados em todas as etapas serão chamados para o Curso de Formação de Soldados. Esses candidatos deverão ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado em Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio. A capacitação dos soldados terá duração de 12 meses.

De acordo com a Secretaria estadual de Polícia Militar, este é o primeiro concurso realizado após uma década. O último ocorreu em 2014, com oferta de seis mil oportunidades. Naquela ocasião, o processo seletivo atraiu 105 mil inscritos.

Fonte: Extra



fique bem informado