Projeto Educar Sorrindo inicia atendimento com Odontomóvel em creche no Centro


  • 16/04/2026, 15h39, Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Departamento de Saúde Bucal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, retomou, nesta quinta-feira (16/04), o Projeto Educar Sorrindo, com uma nova Unidade Odontológica Móvel (UOM) — o Odontomóvel. A Creche Escola Municipal Jalily Pinheiro Acruche, no Centro, foi a primeira unidade de ensino a receber a unidade. O projeto tem como objetivo levar atendimentos odontológicos de forma humanizada a alunos da rede municipal de ensino, criando hábitos saudáveis.

Nesta quinta, parte dos 110 alunos de zero a 3 anos que serão atendidos na creche passaram por procedimentos de prevenção, avaliação e aplicação de flúor, além de receberem kits com escovas de dente, creme dental e fio dental. De acordo com informações da dentista responsável Michelle da Silva Araújo, posteriormente, os alunos que precisarem de serviços clínicos como limpeza, extração simples e restauração receberão atendimento no Odontomóvel mediante autorização dos pais e responsáveis. A unidade móvel estará uma vez por semana na creche, assim como nas outras unidades de ensino, com atendimento sempre das 8h às 16h. (Leia mais abaixo)

"Nem todas as crianças têm acesso a um dentista, principalmente na primeira infância. Então, ter a oportunidade de iniciar esse atendimento na escola, de forma gratuita e com essa estrutura, é muito importante", disse a diretora da creche, Ezilene Carneiro Ribeiro.

Além de oferecer atendimento odontológico gratuito, o projeto também busca reduzir o número de cáries e extrações no município, principalmente nas crianças. “O projeto oferece um tratamento curativo e preventivo, levando atendimento e orientação para as crianças, além de incentivar o cuidado que certamente elas vão repassar para os pais e familiares dentro de casa. A saúde começa pela boca e ensinar isso na base é de fundamental importância”, destacou o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene.

Nesta sexta-feira (17/04), a unidade móvel estará na Creche Escola Municipal Rodrigo Barros Gomes, em Guaxindiba, onde fará o atendimento de alunos do berçário, maternal e pré-escola (de 4 e 5 anos). Inicialmente, o atendimento será realizado nas creches e, em seguida, nas escolas de Ensino Fundamental.

No local, além do secretário de Saúde, Fauazi Cherene, também estiveram presentes a dentista Maria Eduarda Ramos Correa Laterça Alves; o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra; a coordenadora do Programa Saúde da Família, Roberta Correa; a subsecretária de Saúde, Caroline Rodrigues e a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal do município, Raquel Alves.

O projeto é uma realização da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que garante todo o atendimento clínico, o material utilizado e as equipes técnicas. (Leia mais abaixo)

Na próxima semana, o cronograma segue nas seguintes unidades:

22/04 – Creche Escola Municipal Cycero Muylaert de Menezes – Carrapato

23/04 - Creche Escola Municipal Jalily Pinheiro Acruche – Centro

24/04 - Creche Escola Municipal Rodrigo Barros Gomes - Guaxindiba



fique bem informado