HFM: capacitação sobre tratamento de combate ao tabagismo

O objetivo é reduzir demandas relativas à dependência e ao abandono do tabaco




08/08/2019 | 10h01 | Foto: Campos 24 Horas.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde deram continuidade nesta quinta-feira (07), no Centro de Estudos do Hospital Ferreira Machado, ao segundo dia de capacitação de assistentes sociais, psicólogos, administradores hospitalares, fisioterapeutas, dentistas e farmacêuticos da instituição, voltada ao tratamento de combate ao tabagismo. O objetivo é reduzir demandas relativas à dependência e ao abandono do tabaco.


Implantado em 2006, o Programa de Combate ao Tabagismo em Campos já está implementado em ambientes como as Unidades Básicas de Saúde e integra o Projeto Saúde na Escola. “Ele agora será inserido em ambiente hospitalar”, explicou a assistente social Dalva França. Depois do Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, o Hospital Ferreira Machado será o segundo no Estado do Rio a ser referência no tratamento de combate ao fumo. “O que mostra um grande avanço na área da Saúde”, pontua Dalva.


Para a psicóloga da SMS, Jamile Cristine dos Santos, o principal desafio será adequar o programa ao contexto hospitalar, “pois após a alta, o paciente fumante deverá ser encaminhado para o tratamento na secretaria de Saúde”.


Os profissionais do HFM que participaram da capacitação, receberam kits de orientação de combate ao fumo, com quatro cartilhas explicando como lidar com a abstinência no tratamento: Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar, Entender o por quê de fumar, Os primeiros dias sem fumar e os Benefícios obtidos após parar de fumar.