06/07/2016 16h50 | Foto: Filipe Lemos/Campos 24 Horas

Os servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) voltam a trabalhar na próxima segunda-feira. O Sindicato dos Profissionais de Educação da Faetec (SindeFaetec) decidiu pelo fim da greve da categoria em audiência de conciliação, na terça-feira. Uma nova assembleia dos profissionais será realizada na quinta-feira, para esclarecimento das reivindicações atendidas.
O presidente da fundação, Alexandre Vieira, assumiu o compromisso de atender a diversos pontos da pauta de reivindicação, como abono funcional e do ponto dos grevistas. As reivindicações atendidas também incluem a regularização do vale transporte e a permanência do acesso direto dos alunos do ensino fundamental para o médio na Faetec, desde que não haja impedimento legal.
Professores da rede estadual do RJ decidem manter greve
Os professores da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (6), manter a greve, que começou dia 2 de março e já atinge 124 dias sem aulas. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), mais de 1,5 mil profissionais participaram da reunião, no Centro do Rio.
Após a assembleia, os professores saíram em carreata até a Candelária, onde participa de uma manifestação com trabalhadores de outras categorias, convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado (Muspe). Os profissionais da educação estadual pretendem protestar contra a aprovação, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), de um projeto de lei que permitiria que servidores estaduais fossem demitidos.
A greve, porém, não atinge a totalidade da rede de ensino: na terça-feira (5), o Sindicato dos Profissionais de Educação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (SindeFaetec) decidiu pelo fim da greve da categoria, após audiência de conciliação em que o o presidente da Faetec, Alexandre Vieira, assumir o compromisso de atender a diversos pontos da pauta de reivindicação dos grevistas, como o pagamento o abono funcional e do ponto dos grevistas, mediante o retorno da categoria às atividades e a reposição dos dias de faltas.
Entre as reivindicações atendidas estão ainda a regularização do vale transporte e a permanência do acesso direto dos alunos do Ensino Fundamental para o Médio da Fundação, desde que não haja impedimento legal.
"Gradativamente atenderemos às diversas exigências da categoria. Mas há pontos na pauta que precisam ser afinados que ainda em negociação com o governo do estado", disse Alexandre Vieira.
O fim da greve da Faetec coincide com adesocupação de nove unidades da rede de escolas técnicas, após acordo firmado entre os estudantes, a direção da Faetec e a Comissão de Educação da Alerj que atendeu a maior parte das reivindicações dos alunos.
“Questões como uniforme, material didático e infraestrutura, ou seja, reforma nas unidades, ficaram para estudo em um prazo que varia de 60 a 180 dias”, explicou a defensora pública Elisa Costa Cruz.
Salário de junho sai no dia 14
Também nesta quarta-feira, o governador em exercício do estado, Francisco Dornelles, garantiu que o salário de junho dos servidores do estado será quitado integralmente no décimo dia útil de julho. No início da semana, o governo já havia pagado a segunda parcela do mês de maio. Agora, os policiais militares, civis, bombeiros e funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) também começam a receber as premiações e horas extras que estavam atrasadas.