Professor da FME: artigo em revista internacional
sexta-feira, 23 de maio de 2014 - Foto: Secom
Entre as revistas nacionais, destaca-se o artigo publicado na Revista Brasileira de Cineantopometria e Desepenho Humano
O professor de Educação Física da Fundação Municipal de Esportes (FME), Anderson Pontes Morales, pesquisador com vários artigos acadêmicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, teve o seu 25º aprovado para publicação na Serbian Journal of Sports Science, revista da Sérvia. Entre as revistas nacionais, destaca-se o artigo publicado na Revista Brasileira de Cineantopometria e Desepenho Humano.
- Faço parte da comissão técnica da equipe de vôlei masculina adulta, que recentemente disputou os Jogos Abertos do Interior (JAI). Publiquei vários artigos em 2009 e 2010 sobre vôlei. E procuro aplicar o conhecimento adquirido com os atletas de vôlei e os profissionais da Fundação de Esportes. Analiso o impacto dos treinamentos e das partidas e os danos musculares causados nos jogadores – disse o pesquisador.
Anderson começou a publicar artigos científicos em 2008, sete anos depois de se formar em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em Campos. Depois ele viria a fazer uma pós graduação latu sensu (especialização) em Biomecânica pela Pestalozzi, de Niterói. Ele também é mestre em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB), do Rio. Atualmente cursa o doutorado em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O pesquisador trabalha com atletas de alto rendimento de modalidades esportivas como futebol, voleibol, basquetebol, corrida de rua e MMA (Artes Marciais Mistas). Os artigos interessam a profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Ainda este ano será publicada pela editora Manole a 3ª edição do livro “Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte”, que terá um capítulo sobre carboidratos, escrito por Anderson, que é financiado pelo Laboratório de Pesquisas em Inovações em Ciências do Esporte (Lapice) da UFRJ Campus Macaé e pelo Laboratório de Química e Biomoléculas (Labiquio) do Instituto Superior de Educação Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa).