quinta-feira, 24 de julho de 2014 - Foto: Divulgação

Após dados coletados nos seis primeiros meses do ano, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) identificou um aumento real de 16% no preço do cafezinho, habitualmente consumido pelos brasileiros. Em média a pesquisa revelou que os preços do pão com manteiga e do café com leite aumentram bem acima da inflação.
O preço da refeição matinal só não ficou maior diante da estabilidade nos preços do café. Em Campos já existem padarias com preços do pãozinho acima de R$ 11,00.
Segundo técnicos do Procon-Campos, o preço do pão francês vem sendo impactado pelo aumento dos ingredientes de seu preparo, principalmente, no que se refere ao trigo, que teve elevação expressiva ao longo de todo o ano. Somado a isso estão os custos relacionados à produção, que também vem crescendo, como energia elétrica e a mão de obra.
A elevação do preço do leite é mais recente e se deve ao aumento nos custos de produção, diante do aumento no custo da ração animal e a redução da quantidade e da qualidade do pasto, que afeta a alimentação animal e gera uma menor produção do leite. Esta elevação dos preços do leite se refletiu nos derivados do leite, como a manteiga, por exemplo. No caso do café, a menor demanda internacional pelo grão favoreceu os preços no mercado externo e interno, contribuindo para um comportamento favorável nos preços do café.
De acordo com a secretária Rosangela Tavares, a tendência é que os preços fiquem estáveis. “Estamos preocupados, porque esta é a primeira refeição dos brasileiros e este aumento impacta diretamente no seu orçamento. Como não há um substituto habitual para estes itens, o ideal é que os consumidores pesquisem bem onde estão os menores preços”, disse a secretária.