quarta-feira, 16 de outubro de 2013
As acusações são de irregularidades no processo de desapropriação, truculência policial e ameaças (Leia mais abaixo)
Agricultores de São João da Barra, ganharam na Justiça uma ação contra a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que suspende a avaliação feita anteriormente de suas propriedades para desapropriação pelo governo do Estado visando a construção do Complexo Portuário do Açu, do empresário Eike Batista. Na ação, os agricultores alegam que os valores oferecidos estão muito abaixo dos preços praticados no mercado e eles ficariam prejudicados na negociação.
No acórdão publicado nesta terça-feira (15/10) no Diário Oficial do Estado, a desembargadora Maria Regina Nova determina a cassação do recurso que garante a posse dos imóveis pelo Estado, até que seja estabelecido um valor de indenização compatível com os bens.
A decisão judicial pode abrir uma porta para centenas de pequenos agricultores que tiveram as suas propriedades desapropriadas pela Codin. Os processos contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que autorizou os investimentos para as desapropriações e o empresário Eike Batista se avolumaram no TJ. As acusações são de irregularidades no processo de desapropriação, truculência policial e ameaças.