Presidente da Câmara visita Arquivo Público Municipal

presidente tratou sobre a retomada do termo de cooperação técnica para manutenção dos arquivos


  • 19/02/2019 16h09 Foto: Ascom.

O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fred Machado (PPS), visitou, na manhã desta segunda-feira (18), o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho onde estão guardados documentos históricos do Legislativo. Além de conhecer as dependências do Solar do Colégio e o acervo sob a guarda da instituição, o presidente tratou sobre a retomada do termo de cooperação técnica para manutenção dos arquivos.

Durante a visita, o presidente conheceu o processo de restauração de acervos antigos e teve acesso a documentos raros, como o livro de marcas, datado do século XVIII, da Câmara, e ao acervo do Monitor Campista. Estiverem presentes o procurador legislativo, Filipe Mothé, o superintendente da Câmara, Gabriel Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima e a historiadora do Arquivo Público, Rafaela Machado. (Leia mais abaixo)

“São documentos de extrema importância para o nosso município. Eu acredito que essa parceria vai poder agregar esforços para fazermos com que a história da nossa região seja privilegiada e preservada. Já recebemos o projeto e vamos fazer com que isso caminhe”, afirmou Fred Machado. “A história do nosso município é a história da vida de todos nós”, concluiu.

Cristina Lima destacou a retomada da parceria entre o Legislativo e a FCJOL. “A visita foi de grande importância para a memória do município, uma vez que nós estamos agora retomando a parceria com a Câmara Municipal no sentido da preservação dos documentos históricos e também do acervo do Monitor Campista”, ressaltou.

A historiadora Rafaela Machado conduziu a visita e apresentou um pouco dos documentos históricos guardados no local. “Essa visita foi muito importante para mostrarmos o acervo da Câmara que se encontra sob a guarda do Arquivo. Acho importante pensarmos nos próximos passos de intervenção desse acervo. Nós temos um dos jornais mais importante do país que circulou durante anos e uma documentação que é rara no Brasil e que vale a pena ser resgatada, restaurada e ficar disponível ao pesquisador”, finalizou.

Fonte: Ascom



fique bem informado