Prefeitura promove mais uma ação em incentivo à atividade de fruticultura

Coordenador do programa de agroindústria da Codemca, o vice-presidente do órgão, Marcel Cardoso, participou de visita técnica a um dos polos de plantio de mamão no município.


  • 1º/06/2019 10h51 Foto: SupCom.

(TEXTO RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA) - A Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento Municipal de Campos (Codemca), através de seu programa de Agroindústria, está promovendo mais uma iniciativa em incentivo à atividade de fruticultura em Campos, visando a diversificação da cultura agrícola local. Após o Tomatec, que produziu em 2018 cerca de três toneladas de tomate em quatro unidades, o novo projeto em fruticultura do município já tem três polos de plantio de mamão, com média de 400 pés cada. 

O vice-presidente da Codemca e coordenador de Agroindústria do órgão, Marcel Cardoso, visitou duas unidades nesta sexta-feira (31), - Brejo Grande e Santa Anna - ao lado do secretário executivo do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) Municipal, José Armando Barreto. A visita técnica foi acompanhada pelo ecofisiologista da Uenf, Eliemar Campostrini, junto a três estagiários em agronomia. Campostrini é especialista em plantas tropicais e subtropicais, com trabalho no laboratório de melhoramento genético de plantas da universidade.  (Leia mais abaixo)

O projeto, com enfoque na Agricultura Familiar, tem parceria com a empresa Agrocinco, que vem atuando junto ao município em todo o desenvolvimento. Coordenador de Agroindústria da Codemca, Marcel Cardoso ressaltou como proposta a busca pela diversificação na atividade de agricultura da cidade:

- Após o sucesso do Tomatec, agora iniciamos o apoio à produção de mamão, que tem alto consumo pela população, e fácil adaptação às condições climáticas e de manejo da nossa região. Escolhemos os produtores pelo destaque deles com a fruticultura, que é uma das opções mais viáveis para a diversificação da cultura agrícola do nosso município. É mais uma ação voltada à preocupação com a economia municipal para além dos royalties – destacou.

O plantio do mamão do tipo Bela Nova foi realizado entre os meses de janeiro e fevereiro, nas localidades de Mata da Cruz, Brejo Grande e Santa Anna - ambos no assentamento Zumbi dos Palmares -, aproveitando um terço de hectare por polo.  A produtora Edimeia Rodrigues, que recebeu a visitação em Santa Anna, comentou sobre a expectativa para essa nova fase:

- Estou apostando na produção agora com esse novo apoio. Espero progredir muito em nossa atividade e ter uma colheita satisfatória a partir dessa parceria com a Prefeitura – afirmou.

Para o plantio do mamão, o tempo de semeadura até início de colheita é de oito a nove meses. Prefeitura e Agrocinco realizam constantemente visitas fazendo o acompanhamento desse processo nas três unidades (Leia mais abaixo)



fique bem informado