Prefeitura e Sebrae realizam 2ª edição do Curso de Capacitação para Fornecedores

A nova turma do curso traz mais uma oportunidade aos que não puderam participar da 1ª edição do curso que instruiu como fornecer para a Prefeitura, via processo eletrônico




10/07/2024, 09h36, Foto: Divulgação.


Aconteceu nessa terça-feira (09), no auditório da Prefeitura, a 2ª edição do Curso de Capacitação para Fornecedores de Produtos e Serviços de Campos dos Goytacazes e Região, uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Setor de Licitação, e o Sebrae/RJ, e apoio da plataforma de licitações eletrônicas Licitanet. (Leia mais abaixo)


O curso abordou temas da nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/2021), como dispensa eletrônica, pregão eletrônico, concorrência eletrônica e benefícios para os pequenos negócios locais, com o objetivo de capacitar os fornecedores de produtos e serviços para a administração pública e os interessados em começar a atuar na área. A nova turma contou com dezenas de participantes, que lotaram o auditório da Prefeitura. (Leia mais abaixo)


Na primeira turma do curso, que aconteceu no dia 2 de julho, foi lançado pela Prefeitura o programa “Campos compra de Campos” a fim de fomentar o desenvolvimento de empresas locais, a partir da concessão de benefícios para a participação em licitações. (Leia mais abaixo)


O decreto nasceu da necessidade de represar os valores utilizados nas contratações no município, já que a maioria das licitações é disputada por empresas de fora que participam, vencem e levam para fora do município os recursos. (Leia mais abaixo)


As informações de como o programa vai funcionar, incluindo os critérios estabelecidos pela administração municipal para a adesão pelas microempresas e empresas de pequeno porte, foram publicadas no Diário Oficial e apresentadas para os participantes durante o curso. (Leia mais abaixo)


Marcelo Monteiro, presidente da Comissão de Contratação da Prefeitura, destacou que o evento foi uma nova oportunidade para quem deseja fornecer para o município. “Estamos trazendo duas vertentes: um curso voltado para os pequenos negócios e outro ponto é a apresentação do decreto municipal que gerou o programa Campos compra de Campos”, afirmou. (Leia mais abaixo)


Para a analista de Negócios do Sebrae /RJ, Melissa Valladão, esse segundo encontro foi importante para trabalhar todo o desenvolvimento da região no que diz respeito à parte de compras do nosso município. “Campos é uma região muito promissora, temos muita coisa para abordar e melhorar em relação ao desenvolvimento econômico. É um mercado muito grande a ser explorado”, disse a analista. (Leia mais abaixo)


O consultor do Sebrae/RJ, André Netto, destacou a importância de sensibilizar o público quanto a fornecer para a Prefeitura. “A maior novidade é a restrição para as empresas de Campos. O município inovou com o programa Campos compra de Campos, dando oportunidade a fornecedores locais e fazendo com que o dinheiro fique em nosso município, fomentando nossa economia”, concluiu.