Prefeitos da região contra construção de presídio

Gestores querem convencer o governo estadual para impedir a concretização do projeto. Um terreno já foi desapropriado entre as cidades de Conceição de Macabu e Quissamã




Atualizado em 01/12/2024, 08h12, Foto: Divulgação.


Postado por Fabiano Venancio - A construção de um presídio se trata de iniciativa logo rejeitada por municípios cujos territórios são cogitados para abrigar essas atividades. Assim, lideranças municipais do Norte Fluminense se unem contra a proposta de construção de uma penitenciária de segurança máxima em Conceição de Macabu, às margens da BR-101. 



A desapropriação de um terreno na Fazenda São Luiz, entre Conceição e Quissamã, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 27, gerou preocupação. (Leia mais abaixo)


Nesta sexta-feira, 29, além do prefeito de Conceição, Valmir Lessa, os chefes do Executivo de Macaé, Welbert Resende; de Quissamã, Fátima Pacheco; e de Carapebus, Bernard Tavares, estiveram reunidos para unir forças contra a ideia, alegando que o projeto não atende às demandas regionais e prejudica o potencial de desenvolvimento econômico e turístico da área.

O encontro também contou com a presença do prefeito eleito de Quissamã, Marcelo Batista.

A localização próxima ao limite com Quissamã intensifica os impactos previstos. Segundo os prefeitos, a região apresenta vocação natural para o turismo, com destaque para um parque nacional, além da presença de empresas de petróleo e gás e do Porto do Açu.

O primeiro passo dos gestores é tentar convencer o governo estadual para impedir a concretização do projeto. Eles reforçam que a prioridade deve ser o fomento à geração de empregos e à ampliação de investimentos em infraestrutura e serviços que atendam à população.

Os prefeitos alimentam a expectativa de que o governador Cláudio Castro reconsidere a proposta em favor de alternativas mais alinhadas às necessidades da região.