Prefeitos tomam posse hoje em todo o país

Data é definida pela Constituição; prefeitos terão mandato de quatro anos, até 31 de dezembro de 2028.




1º/01/2025, 08h44, Foto: Divulgação.


Prefeitos e vice-prefeitos dos 5.569 municípios de todo o país tomam posse ao longo desta quarta-feira (1º).(leia mais abaixo)


Os políticos escolhidos pelo voto popular terão um mandato de quatro anos – até 31 de dezembro de 2028. A Constituição permite uma única reeleição consecutiva para o mesmo cargo.(leia mais abaixo)


posse dos prefeitos e vices em 1º de janeiro também é descrita na Constituição. Já a posse dos vereadores varia para cada município – em grande parte do país, deve acontecer só no começo de fevereiro.(leia mais abaixo)


Em outubro de 2024, eleitores de todo o país foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Em 51 prefeituras, incluindo 15 capitais, o resultado só foi conhecido no segundo turno de votação.(leia mais abaixo)


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tinha 155,9 milhões de eleitores aptos a votar naquele momento – sendo 81,8 milhões de mulheres (52,4% do total) e 74,1 milhões de homens (47,6%).(leia mais abaixo)


Apenas o Distrito Federal ficou de fora. Brasília não é considerada um município e, por isso, não participa da eleição municipal. Não tem prefeito nem vereador – as decisões são tomadas pelo governador e pelos 24 deputados distritais.(leia mais abaixo)


PSD vai governar mais cidades

A partir desta quarta, o PSD será o partido com o maior número de prefeitos em exercício no país. Pela primeira vez em pleno menos 20 anos, esse posto não será do MDB.(leia mais abaixo)


Veja o top 3 das legendas com maior número de prefeitos:(leia mais abaixo)

PSD: 887

MDB: 856

PP: 747


O União Brasil ocupa a 4ª posição, com 578 vencedores. O PT, sigla do presidente Lula, aparece em 9º, com 252 nomes, atrás de legendas como PL (516), Republicanos (435), PSB (309) e PSDB (274).(leia mais abaixo)


Mas... o que faz um prefeito?

Quando tomarem posse, os prefeitos serão responsáveis pelo comando das políticas públicas em âmbito local – da gestão dos impostos municipais até a prestação de serviços públicos, como o de transporte coletivo, saúde e educação.(leia mais abaixo)


A função é uma espécie de "porta de entrada" na gestão no Poder Executivo, e pode ser ocupada por quem tem 21 anos. Para outros cargos majoritários, como o de governador e presidente, é preciso ter idade mínima de 30 anos e 35 anos, respectivamente.