Rosinha lança Novo Programa de Coleta Seletiva


segunda-feira, 6  de janeiro de 2014    -    Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas

Lançamento seu deu no Farol de São Tomé, no estande da Secretaria de Meio Ambiente (Leia mais abaixo)

farol coleta 3 Farol coleta 2Farol coleta 1Com a meta de quadruplicar a coleta seletiva no município, a prefeita Rosinha Garotinho lançou nesta segunda-feira (6), na Praia do Farol de São Tomé, o novo programa, que passará a coletar 400 toneladas de lixo reciclado por mês. O material será recolhido por oito caminhões da concessionária Vital Engenharia Ambiental. Segundo Rosinha, a coleta seletiva será feita apenas de material seco, como papel, vidro, metal e plástico, e já começa a partir desta terça-feira (7) na praia campista.

- Este é um sistema diferente. Ao invés de ter uma lixeira para cada lixo depositado, serão duas, para que possamos separar o lixo seco do lixo úmido, aquele que não é reciclável. Estamos começando o novo programa no Farol, devido ao grande número de visitantes e veranistas – disse Rosinha. 
A prefeita ressaltou que haverá um trabalho de conscientização em todas as creches e escolas da rede municipal e nas casas que são visitadas pelos agentes de endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ). “A nova coleta vai contribuir para o meio ambiente e para a geração de empregos, pois novas cooperativas de ex-catadores serão inseridas no processo”, revelou.
Farol coleta 4O secretário de Governo, Suledil Bernardino, informou que todas as secretarias e fundações estarão envolvidas dentro da filosofia do programa, que é cadastrar as famílias que queiram aderir à coleta seletiva. “A ideia é ter um número expressivo de colaboradores do governo participando do novo programa”, declarou.
O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel, informou que foram ampliados os cadastros de domicílios. Ele acrescentou que a meta é cadastrar cerca de 500 domicílios por mês, chegando de 10 mil a 12 mil pontos em Campos. Só na praia campista serão mais 200 pontos cadastrados.
- Nós estamos hoje com uma equipe da secretaria no Farol fazendo o cadastramento de cada moradia. Depois, vai outra equipe, para fazer a demarcação do ponto - disse o secretário, acrescentando que após o verão a coleta será mantida no Farol
 

 

 



fique bem informado