terça-feira, 12 de maio de 2015 - Foto: Divulgação


A Comissão Especial para mediar conflitos decorrentes da implantação do Porto do Açu, visitou, nesta segunda-feira (11), o local e constatou que cerca de 1.500 funcionários que trabalham no empreendimento - metade do total - são das regiões Norte e Noroeste do Estado, onde fica instalado o complexo industrial. "Não se pode separar o empreendimento do município, eles devem caminhar alinhados. Gostei muito de saber que esse espaço está fomentando empregos na região", disse o presidente da Comissão, deputado Bruno Dauaire (PR).
Só em abril deste ano a empresa Prumo Logística Global - que administra o funcionamento do Porto - qualificou 76 operadores portuários de São João da Barra para trabalhar no complexo. "Há quatro anos começamos com esse programa e já tivemos resultados expressivos. Trabalhamos em parceria com o Senai e a Encatep, que qualificam esses profissionais. Agora começamos uma parceria com o Sebrae para modernizar as empresas da região que trabalham com turismo para oferecer um serviço de ponta aos empresários que vêm até o Porto", contou Gleide Gomes, coordenadora de responsabilidade social da Prumo.
O Porto do Açu
Atualmente em operação, o Porto possui 17 km de cais, com capacidade para receber até 47 embarcações simultaneamente, incluindo navios de grande porte, que transportam até 320 mil toneladas de carga. Desde o fim do ano passado, dois terminais já funcionam no complexo. O terminal 1 (T1) extrai minério de ferro e o Terminal 2 (T2), cargas de projetos, veículos e contêineres.
Desde outubro de 2014, quando o Terminal 1 começou a funcionar, já foi registrada a exportação de mais de 1 milhão e meio de toneladas do material para países como China, Índia e Grécia. Em maio, o terminal recebeu o décimo oitavo navio que realiza operações desse tipo.