Postado por Fabiano Venancio - O Porto do Açu entra neste ano de 2025 vendo cada vez mais diversificar sua pauta de operações de embarques na exportação de produtos que começou com a predominância de minério de ferro, mas hoje inclui também petróleo, ferro-gusa, soja, milho, carne, sal e, ultimamente, café. A reportagem do Campos 24 Horas levantou como o principal porto privado de exportação do país, situado em São João da Barra, que opera mais de 25 tipos de cargas diferentes, tem investido na expansão da capacidade extra para ajudar resolver os gargalos de segmentos como agronegócio, mineração e combustíveis, diante da necessidade de ampliação de novos mercados que o Brasil tem buscado em razão das tarifas de importação para os EUA impostas pelo presidente Donald Trump. Essa expansão no Açu é fundamental para otimizar operações e reduzir o "custo Brasil" no setor portuário. (Leia mais abaixo)
O Terminal T-Mult, dedicado a cargas diversas, é o ponto de embarque agrícola do Açu e deve dobrar sua capacidade anual para 5 milhões de toneladas. Os agricultores brasileiros estão cultivando mais soja do que as ferrovias e os portos podem suportar.
"Há um grande gargalo nas duas pontas, daí que estamos buscando expandir nossas instalações, garantindo celeridade às operações porque somos um porto privado que opera no regime 24/7, sem filas de espera para atracação", disse o diretor executivo Eugênio Figueiredo. (Leia mais abaixo)
O Porto, que emprega atualmente cerca de 7 milhões trabalhadores, está dragando o canal em frente ao T-Mult para que dois navios Panamax possam ser carregados simultaneamente. Em outubro do ano passado, o Porto do Açu realizou sua primeira operação de embarque de café.
Ao todo, 15.500 toneladas vindas de Minas, Espírito Santo e Bahia foram embarcadas para a Alemanha. (Leia mais abaixo)
O Terminal opera mais de 25 tipos de cargas diferentes e apresenta crescimento médio de 43% ao ano, tendo alcançado a marca de 10 milhões de toneladas movimentadas desde sua operação.
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