O efeito de "começar o dia" após beber o café muitas vezes vai para além da sensação de despertar. A bebida acelera os níveis de energia com uma dose de cafeína e, para muitas pessoas, ativa de forma rápida e infalível a atividade intestinal, disparando uma necessidade urgente de fazer cocô.
O café é uma bebida complexa que contém mais de mil compostos químicos, muitos dos quais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Determinar como eles afetam o intestino é um desafio. (Leia mais abaixo)
Reflexo gastrólico Essa comunicação entre o estômago, o cérebro e o cólon, chamada de reflexo gastrocólico, é uma resposta normal à alimentação. Mas o café parece ter um efeito descomunal.
Um estudo publicado descobriu que 240ml de café estimulou as contrações do cólon semelhantes às induzidas por uma refeição de mil calorias. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que as mensagens intestinais e cerebrais do café são provavelmente causadas por um ou mais dos muitos componentes químicos do café e talvez mediados por alguns de nossos próprios hormônios que desempenham papéis importantes no processo digestivo, como gastrina ou colecistocinina, que inclusive podem aumentar após beber café.
Comando cerebral Uma coisa que se sabe ao certo é que o café não afeta todos da mesma forma. Em um estudo publicado na revista "Gut", 92 jovens responderam a um questionário sobre como o café afetava seus hábitos intestinais; apenas 29% dos entrevistados disseram que a bebida “induziu o desejo de defecar”, a maioria deles (63%) sendo mulheres.
De acordo com Robert Martindale, professor de cirurgia e diretor médico de serviços de nutrição hospitalar na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, na população em geral a porcentagem de pessoas que têm uma resposta intestinal após beber café é provavelmente muito maior — ele estimou em cerca de 60% de seus pacientes — e não notou nenhuma diferença entre homens e mulheres.
A resposta instintiva ao café pode acontecer rapidamente. No mesmo estudo, alguns voluntários concordaram em colocar uma sonda de detecção de pressão inserida em seu cólon para medir as contrações musculares intestinais antes e depois de beber um cafezinho. (Leia mais abaixo)
Entre aqueles que disseram que a bebida geralmente estimula a evacuação, a sonda mostrou um aumento significativo na pressão quatro minutos após a ingestão do café, enquanto os chamados "não respondedores" não tiveram nenhuma alteração na atividade do cólon.
Segundo o especialista, o fato de que beber uma xícara de café pode estimular a extremidade oposta do trato gastrointestinal em minutos significa que provavelmente passa pelo eixo intestino-cérebro. Ou seja, a chegada do café ao estômago envia uma mensagem ao cérebro, que então "estimula o cólon a dizer: 'Bem, é melhor esvaziar, porque vem descendo coisa na correnteza'".
O próprio café se moveria pelo intestino muito mais devagar, provavelmente levando pelo menos uma hora para percorrer o longo caminho do estômago, através do intestino delgado e até o cólon.
Fonte: Extra