Polícia Ambiental descobre área degradada em Poço Gordo

Caminhão e máquina apreendidos


  • 29/012020, 16h03, Foto: Divulgação.

A Polícia Florestal registrou nesta terça-feira (28) um caso de extração irregular de substância mineral (argila) na Estrada Principal de Poço Gordo, Parque São Clemente, em Poço Gordo, sem licença ambiental para isso.Três homens que estavam no local - E.S.N., de 52 anos, R.S.A., de 49 anos, e R.A.A., de 50 anos - foram levados à DO para prestar esclarecimentos.

Foram apreendidos 03 caminhões da marca Mercedes Benz e 03 retroescavadeira. De acordo com a polícia, cerca de 10 mil metros quadrados de área estavam sendo degradadas. No local foi apresentada pelos homens uma Licença de Operação do INEA 044920, válida até 14/05/2023 pertencente à Cerâmica Olhos D'água Ltda - Me. (Leia mais abaixo)

Porém, após consulta com um funcionário INEA, via telefone, foi informado que a referida licença não pertencia ao local da fiscalização, sendo tal fato confirmado pelos envolvidos. Foram efetuadas buscas na propriedade, na tentativa de localizar qualquer identificação da jazida, mas sem êxito.

Apenas um motorista era habilitado e ninguém portava documento no local. Diante da situação e com base no Art 55 da Lei 9.605/98 o local ficou preservado, as chaves dos veículos foram recolhidas e os envolvidos encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, em Campos. Após apresentar os fatos ao agente, foi registrada a ocorrência.



fique bem informado