Um grande vazamento de gás foi registrado na plataforma P-40, na Bacia de Campos, nesta quinta-feira (18). A informação foi divulgada pelo Sindipetro-NF. Por medida de segurança, a unidade entrou em shutdown, com paralisação total das operações, e todos os trabalhadores foram recolhidos enquanto aguardam a dispersão do gás.
Segundo o sindicato, o vazamento ocorreu em uma linha de alta de exportação. O impacto atingiu praticamente toda a Bacia de Campos, que teve a produção interrompida, com exceção do campo de Marlim. Até o momento, não há informações sobre o volume de gás liberado. (Leia mais abaixo)
O Sindipetro-NF critica a utilização de equipes de contingência da Petrobras para operar plataformas durante paralisações e afirma que a situação levanta preocupações sobre o cumprimento das normas de segurança. A entidade também aponta que o episódio pode estar relacionado ao sucateamento das unidades, dentro da política de austeridade adotada pela atual gestão da empresa.
O sindicato informou ainda que segue apurando o caso e que irá denunciar o vazamento aos órgãos de fiscalização competentes.