Plantio de árvores em mais uma visita de escola ao CEA
A visita de alunos das redes pública e particular reforça a importância do CEA no processo de conscientização de crianças, jovens e adultos
Os alunos do Centro Educacional Polegar tiveram uma aula prática de Educação Ambiental nesta quinta-feira (15) no Centro de Educação Ambiental (CEA), em Guarus. A visita faz parte da programação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05. Ao todo, 35 crianças da Educação Infantil participaram das atividades, que incluíram o plantio de quatro mudas de árvores frutíferas às margens da Lagoa do Vigário, durante visita técnica guiada.
- As crianças coletaram três sacolas (de 200 litros) de material reciclável, como papel e plástico. O material foi destinado ao programa de coleta seletiva, desenvolvido pela concessionária responsável pelo serviço, através da superintendência de Limpeza Pública – informou o gerente de Educação Ambiental, Júlio Carlos da Silva Júnior, acrescentando que, entre as espécies de árvores plantadas pelas crianças, estavam ingá, ipê roxo, aroeira e amora.
A programação do CEA conta com trilha ecológica, oficinas, filmes educativos, visita ao viveiro de mudas e ao Jardim Sensorial — uma parceria com a Sala Verde do Instituto Federal Fluminense (IFF). O espaço também conta com biblioteca, ponto de entrega de óleo de cozinha usado e com o projeto Desapego Literário, que recebe doações de livros e revistas. Na terça-feira (12), o espaço também recebeu a visita do Colégio Regina/Regininha (Core).
A visita de alunos das redes pública e particular reforça a importância do CEA no processo de conscientização de crianças, jovens e adultos. “É importante que as crianças aprendam, desde cedo, a preservar o meio ambiente e que, através de pequenas ações, como não jogar lixo nas ruas, é possível ter um mundo melhor”, explica Júnior.
Pontos de coleta – Além de material reciclável, tanto o CEA como o Horto Municipal, possuem postos de coleta de material reciclável e óleo de cozinha usado, utilizado na fabricação de sabão ecológico. Além disso, outros materiais, também, são aproveitados como caixas de leite para o viveiro de mudas de árvores de diferentes espécies, entre outros.
O CEA está localizado na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 300, em Guarus, e é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental. O agendamento para visitação ao espaço pode ser feito através do telefone (22) 98175-1534 ou do e-mail [email protected]. Alunos de escolas públicas e particulares, além de grupos de idosos, entre outros, estão sempre visitando o espaço e participando das atividades.