A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 1º, a Operação Pague a Conta. O objetivo é investigar crimes de peculato, por uma lotérica, contra a Caixa Econômica Federal na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa da investigada, em Duque de Caxias. Os agentes recolheram dois celulares, um tablet, documentos e um carro modelo 2025 avaliado em mais de R$ 100 mil. (Leia mais abaixo)
Além da busca, a Justiça autorizou a quebra de sigilos bancário e telemático da investigada. A medida visa a rastrear movimentações financeiras e identificar possíveis cúmplices.
Caixa apresentou notícia-crime contra lotérica - As apurações começaram em 2024, depois de notícia-crime apresentada pela estatal. Segundo a denúncia, uma permissionária de lotérica teria deixado de repassar à instituição os valores arrecadados. O prejuízo já supera R$ 1 milhão.
De acordo com a legislação penal, a permissionária, na condição de responsável por recursos da Caixa, é considerada funcionária pública por equiparação. Por isso, pode responder por peculato.
Fonte: Revista Oeste