Paraná Pesquisas: Bolsonaro aparece à frente de Lula em disputa presidencial

Ex-presidente aparece com 37,1% dos votos; petista registra 35,3%




28/03/2024, 09h01, Foto: Divulgação.


Levantamento de intenção de voto do Paraná Pesquisas para a Presidência da República mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme os dados divulgados na manhã desta quinta-feira, 28, o ex-presidente aparece com 37,1%, contra 35,3% do petista.(Leia mais abaixo)


Apesar de numericamente à frente, Bolsonaro aparece em condição de empate técnico com Lula. Isso porque a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.(Leia mais abaixo)


No cenário estimulado em que Bolsonaro surge numericamente à frente de Lula, outros três nomes foram apresentados pela equipe do Paraná Pesquisas aos entrevistados: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB). Eles registram 7,5%, 6,1% e 1,8%, respectivamente. Nenhum, branco ou nulo somam 8%. Não sabem ou não responderam foram 4,2%.(Leia mais abaixo)


Na pesquisa divulgada hoje, o Paraná Pesquisas também apresentou um cenário com apenas dois candidatos, justamente Bolsonaro e Lula. O ex-presidente aparece à frente, mas por diferença de 0,1 ponto porcentual: 41,7% versus 41,6%. Brancos e nulos são 8%; não sabem ou não responderam, 4,2%.(Leia mais abaixo)


A equipe responsável pelo levantamento também registrou outros 14 cenários, mas sem a presença do nome de Bolsonaro na lista. Sem o ex-presidente, o petista lidera todas as configurações apresentadas pelo Paraná Pesquisas.(Leia mais abaixo)


Mencionado no levantamento de hoje, Bolsonaro está — por ora — impossibilitado de disputar eleições. Em junho do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral o tornou inelegível por oito anos. A Corte considerou irregular a reunião dele com embaixadores em julho de 2022.(Leia mais abaixo)


Dados do levantamento do Paraná Pesquisas

Para o levantamento de intenção de voto para Presidência da República, que só irá ocorrer em 2026, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.024 eleitores, de 18 a 22 de março. Os entrevistados estavam espalhados por 162 municípios brasileiros. localizados em todos os 26 Estados e no Distrito Federal. Com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.


Fonte: Revista Oeste