Paraíba sobe mais de um metro em Campos

Comandante da Defesa Civil diz que podemos ter transbordo de água em bueiros no Centro


  • 27/02/2026, 23h12, Foto: Campos 24 Horas | Atualizada em 28/02 às 11h29 e às 12h53.

Postado por Fabiano Venancio - A Defesa Civil de Campos informou que o Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 9,32 metros na última medição deste sábado (28), às 12h15. Às 10h registrou 9,24 metros.

Ao Campos 24 Horas o órgão informou que o nível do Rio Paraíba do Sul subiu mais de um metro nas últimas 24 horas, de 7,34 metros na noite de quinta-feira para 8,47 metros na noite desta sexta-feira (27/02). O comandante do órgão, coronel Alcemir Pascoutto, informou ao site que a elevação ocorreu em razão das águas de afluentes do Paraíba que cortam cidades de Mingas Gerais e que chegaram ao município nas últimas horas, após fortes chuvas. Pascoutto informa que o Paraíba deve chegar a 9,50 metros neste final de semana na área central de Campos, mas não há risco para a população, apenas possível transbordo em alguns bueiros. Vale lembrar que a cota de transbordo é de 10,40 metros.  (Leia mais abaixo)

"Não há risco de enchentes no momento e o monitoramento permanece contínuo por conta das chuvas registradas em Minas Gerais e outras regiões que elevam o nível do Paraíba. Nos últimos dias, foram atendidas apenas ocorrências pontuais em Campos. Mas, não há previsão de novas chuvas em Minas neste final de semana, e isso nos tranquiliza", afirmou o comandante.  

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão, informa o comandante do órgão. "Podemos ter acúmulo de água em ruas centrais e dificuldades pontuais para o tráfego de veículos e pedestres na área central, em razão da água que pode transbordar de bueiros ao chegarmos a cota de 9,50 metros". (Leia mais abaixo)

Pascoutto também fez um alerta à população sobre o descarte irregular de lixo. "Resíduos jogados nas ruas acabam sendo levados pela água da chuva, entupindo bueiros e agravando os pontos de alagamento em caso de chuvas contínuas", destacou.

A reportagem do Campos 24 Horas constatou que as comportas em alguns pontos do Paraíba estão em estado precário em razão da falta de manutenção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). (Leia mais abaixo)



fique bem informado