08/09/2015 às 10h25 - Foto: Rodolfo Lins/Sup. de Comunicação

Entre os mais variados serviços, o Programa de Órteses e Próteses, da Secretaria de Saúde, realizou quase 3 mil atendimentos somente este ano. O programa ofereceu materiais, como meias elásticas (9), próteses oculares (6), aparelhos auditivos (100 pares), cadeiras de rodas (92), cadeiras de banho (84), muletas (8 pares), andador (1), próteses de perna (2), encaminhamentos para hidroterapia (166), encaminhamentos para equoterapia (1), fonoaudiologia (552 atendimentos), ortopedia (288 atendimentos) e assistência social (237 atendimentos).
Também foram realizadas 16 viagens de pacientes em tratamentos especializado na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) e 1.423 atendimentos da coordenadora do programa, Heloisa Tavares. Além do Departamento de Órteses e Próteses, a Prefeitura de Campos dispõe do Centro Regional de Reabilitação do Hospital Geral de Guarus (HGG), ligado à Fundação Municipal de Saúde, no qual o paciente é atendido e avaliado por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisiatra e ortesista.
A pensionista Conceição Rodrigues de Oliveira, 81 anos, recebeu uma cadeira de rodas. A filha dela, a merendeira Marinalva Rodrigues, 41, contou que a mãe sofria de úlcera varicosa na perna direita e que há 20 anos tratava da doença no Centro de Referência de Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético.
- O tratamento da minha mãe no Pé Diabético era muito bom, mas infelizmente ela teve que amputar a perna. Foi quando necessitamos de uma cadeira de rodas para que ela pudesse se locomover. Descobri o Programa de Órteses e Próteses e logo ela foi contemplada - ressaltou