Oferta de acolhimento e transporte para egressos do sistema prisional em discussão

Encontro aconteceu na sede do IMTT, com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Humano Social e a equipe do Escritório Social


  • 30/05/2023, 15h57, Foto: Divulgação .

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Escritório Social e Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) se reuniu nesta quinta-feira (25) com representantes da Central de Custódia e diretores das unidades prisionais, para tratar da oferta de transporte e acolhimento a egressos do sistema prisional. A reunião aconteceu na sede do IMTT.

No encontro foram discutidas as ações que serão implementadas pelo município como suporte para os detentos logo após eles deixaram a unidade prisional. O objetivo é oferecer dignidade para que os ex-detentos possam recomeçar sua vida, uma vez que muitos saem sem apoio de família e sem condição financeira. (Leia mais abaixo)

“Já existe um grande preconceito com essa população e precisamos encontrar meios de facilitar o acesso dos egressos aos programas sociais.” explicou o Juíz Samuel Pereira.

No encontro o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, sugeriu a emissão de um alvará para que o egresso possa utilizar o transporte público com gratuidade. “Por ter a experiência do acolhimento a gente já conhece as dificuldades que os grupos mais descriminados possam vir a sofrer. Os nossos equipamentos, nossas equipes, estão cada vez mais preparadas para receberem qualquer pessoa que precise de acolhimento e com a inauguração do Escritório Social, podemos garantir essa atenção aos egressos do sistema prisional”, disse.

Ao sair das unidades prisionais os detentos poderão ter acesso gratuito ao transporte público até a área central, onde serão recebidos no Escritório Social. No local, a equipe fará contato com familiares e quando não for possível, encaminhará o egresso para algum abrigo ou acolhimento do município.

“Todas as entidades aqui representantes vieram buscando uma solução comum para que a gente pudesse oferecer o melhor atendimento possível aos egressos do sistema prisional. Estamos dialogando para aprimorarmos as operações do transporte público na cidade ” disse Davi Alcântara, vice-presidente do IMTT.

  (Leia mais abaixo)



fique bem informado