Odontologia lança campanha para prevenção do câncer bucal

Vídeos e folders explicativos vão ser direcionados à população, alertando sobre a importância do autoexame para verificação de feridas e manchas na boca




03/05/2021, 15h06, Foto: Divulgação.

O Setor de Odontologia da Prefeitura de Campos iniciou nesta segunda-feira (03) a Campanha Maio Vermelho - Todos Juntos na Luta Contra o Câncer Bucal. A dedicação ao tema será em todo o mês de maio, culminando com data 31 de maio que é Dia Nacional de Combate ao Câncer Bucal, assim como Dia Mundial Sem Tabaco. Vídeos e folders explicativos vão ser direcionados à população, assim como aos assistidos pelo departamento de odontologia do município. (leia mais abaixo)


A campanha visa alertar a respeito dos fatores de risco para o câncer bucal e a importância do autoexame. O câncer bucal está entre os 10 de maior incidência no Brasil. O tumor maligno que ocorre na boca, mais comumente no lábio inferior, na língua e no assoalho bucal, pode se desenvolver em qualquer região da cavidade bucal. A forma mais eficaz de se proteger é evitando os fatores de risco e mantendo hábitos alimentares saudáveis. (leia mais abaixo)


O principal método de diagnóstico é o exame clínico visual, sendo recomendado o autoexame com a observação de manchas e feridas na boca. Ao surgimento de algum ferimento que não se curou em três semanas, deve-se procurar uma consulta com um cirurgião-dentista. (leia mais abaixo)


O diretor do Departamento de Odontologia de Campos, José Luiz Oliveira, esclarece que se a doença for diagnosticada logo no início, as chances causar sequelas maiores após o tratamento diminuem. A descoberta tardia de um tumor maligno na boca pode comprometer a fala, a mastigação, a deglutição e a estética da face.