
Profissionais do departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nesta terça-feira (28) de um curso de atualização sobre o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia (ABO). O TRA, que já é utilizado em Campos, é uma técnica odontológica que restaura dentes de crianças de pequena e média cavidades e que pode ser realizado fora dos consultórios odontológicos.
O evento teve a presença do mestre em Odontopediatria e professor universitário, o dentista Júlio Bassi, que falou sobre a importância e o crescimento do tratamento no país. O curso contou ainda com a presença de dentistas de outros municípios da região.
— O TRA é um tratamento restaurador de extrema importância pois une a eficiência e o baixo custo, já que o dentista não precisa levar o paciente para ser atendido no consultório. Soube que em Campos os profissionais realizam o TRA nas escolas da rede municipal e esse é o objetivo do tratamento, levar atendimento a pacientes que muitas vezes não têm condições para ir a um consultório. O TRA tem crescido em todo o país e isso se deve a capacitação e adaptação dos profissionais e também a confiança da população — destacou Júlio.
Após palestra, os dentistas passarão por treinamentos práticos na parte da tarde.
— Para nós é um imenso prazer receber um profissional de tamanha experiência e importância para falar sobre o Tratamento Restaurador Atraumático, que já tem sido trabalhado pelos nossos dentistas no município e que faz parte do programa nacional Brasil de Sorrisos. É mais uma oportunidade de aprendizado para nossos profissionais e de troca de experiências —concluiu a coordenadora do Departamento de odontologia da SMS, Maria Lúcia Petrucci.