
Bukele prenderia os criminosos americanos na enorme prisão que ele mandou construir Secretaria de Imprensa da Presidência de El Salvador Candidatos à Presidência da República sabatinados na semana passada pelo g1 e pela GloboNews mencionaram o "modelo de El Salvador" como referência de gestão de segurança pública.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp Os candidatos — Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) — se referiam ao governo atual do país da América Central, liderado por Nayib Bukele. (Leia mais abaixo)
O candidato Flávio Bolsonaro (PL), convidado para ser sabatinado nesta segunda-feira (10), também já elogiou o modelo Bukele e chegou a visitar El Salvador, ao lado do irmão Eduardo Bolsonaro, para encontros ligados à segurança pública.
Mas o que é, afinal, o "modelo de El Salvador"?
El Salvador transfere 2 mil presos para maior presídio do continente americano O "modelo de El Salvador" diz respeito, principalmente, à gestão da segurança pública do governo de Nayib Bukele (leia mais sobre Bukele abaixo).
O presidente salvadorenho, no poder desde 2019, tem como principal bandeira o combate às gangues que durante décadas controlaram grandes partes de El Salvador.
👉 Suas medidas para isso, no entanto, são controversas: prisões sem mandado de milhares de pessoas, e a construção de megaprisões para receber a nova população carcerária. (Leia mais abaixo)
Fonte: G1.