O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Geral de Guarus (HGG) está treinando os profissionais de saúde do hospital para estimular as notificações exigidas pelo departamento e promover assistência segura de qualidade ao paciente. No mês de janeiro, o treinamento aconteceu na Clínica Médica e a partir de fevereiro todos os setores serão visitados.
“Eu trabalho com a equipe multidisciplinar do HGG, incentivando as notificações de forma dinâmica para uma melhor troca de ideias entre os profissionais, pois a notificação é uma das ferramentas da cultura de segurança para promover uma assistência de maior qualidade aos nossos pacientes”, explicou a coordenadora do NSP, a enfermeira Thayná Fantinatti. (Leia mais abaixo)
No treinamento, a enfermeira lista os principais conceitos que merecem notificação, como incidentes, eventos adversos, não conformidade de processos e circunstâncias de riscos, entre outros. “Um dos conceitos é a farmacovigilância, que implica em efeitos adversos por administração de medicamentos ou queixas técnicas com alteração no aspecto da droga”, falou.
De acordo com a diretora clínica do HGG, Luisa Barreto, as notificações implicam em aprimoramentos. “O hospital passa a acompanhar e analisar os dados para implementar as melhorias necessárias com o objetivo de refletir no atendimento de maior qualidade ao paciente. Esta segurança é um dos pilares primordiais da assistência e está totalmente ligada à humanização”, destacou Luisa.
O superintendente do HGG, Vitor Mussi, frisou o comprometimento dos profissionais de saúde como fator primordial na cultura de segurança. “O profissional torna-se mais consciente na sua rotina com a cultura de segurança e, em cada um de seus atos, executa esses conceitos de forma mais assertiva e isso evita a possibilidade de erros”, apontou o médico.
O NSP passou por transformações no ano de 2025, com a nova coordenadora, que tem implantado atividades estruturadas com base em metas internacionais de segurança do paciente, criação de um plano anual de segurança com foco em educação permanente, e o lançamento de campanhas internas para a notificação de incidentes e eventos adversos. Além das metas já reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o núcleo tem investido em estratégias de comunicação visual no HGG, produzindo materiais educativos.